Também foi aprovada a Moção de Aplausos 36/2023 dos vereadores Della Motta (Podemos) e Lindsay Cardoso (Cidadania) aos Bombeiros, 1º Sargento PM Diógenes Aparecido de Toledo Machado; 1º Sargento PM Mário Vilhena do Nascimento Júnior; Cabo PM Marco Aurélio da Fonseca; Cabo PM Rodrigo Mendes de Oliveira Franco; Cabo PM Tiago Batista Cintra e Cabo PM Moisés Bernardino Anselmo, pelo resgate de um macaco, preso em uma linha de pipa, no topo de uma árvore, de aproximadamente 20 metros de altura.
Justificativa
Diante de uma solicitação via 193, relatando que havia um macaco preso na linha de pipa no topo de uma árvore, na mata do jardim Paulistano, os bombeiros, ao chegarem no local da ocorrência constaram que a árvore tinha aproximadamente 20 metros de altura, sendo necessário fazer uma ancoragem com a escada mais alta do Corpo de Bombeiros em ângulo quase zero e devido a árvore ser muito alta e com o tronco mole.
Os bombeiros fizeram um lançamento de corda no galho em que estava o animal, para que pudesse ser feito um nó (lais de guia de correr) deixando o galho preso para que pudesse ser cortado, pois não havia mais jeito de subir já que a escada não alcançava o animal. Utilizando a moto poda foi realizado o corte do galho que já estava com sistema de balancim evitando assim que caísse.
Então desceram o galho até o chão e iniciaram a remoção das linhas envoltas no corpo do macaco, e posteriormente deixando-o em liberdade na mesma mata que é seu habitat natural.
Desta forma, honra-nos muito homenagear, mesmo que de forma singela, os bombeiros supracitados por serem merecedores de reconhecimento decorrente da brilhante ação.
A Casa Legislativa deste município, representando os munícipes desta terra, vem de público, externar respeito e satisfação pelo desempenho destes bombeiros.
O vereador Della Motta (Podemos) disse ‘é uma questão de valorização não só dos Bombeiros, mas também da Guarda Civil que está fazendo um trabalho maravilhoso’