Na manhã desta terça-feira, 16 de maio, o munícipe Jean Rodrigo Campos Júlio fez uso da Tribuna para falar sobre a Moção de Aplausos pelo 166 anos da Doutrina Espírita durante a 15ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Agradeceu aos parlamentares pela homenagem e destacou ‘falamos em nome de 100 casas espíritas só em Franca e se multiplicarmos em eleitores e simpatizantes, metade de Franca se simpatiza com a doutrina espírita e é respeitado nesse tempo’
Jean ainda preside União das Sociedades Espíritas de Franca que é composta por Franca, Restinga, Ribeirão Corrente, São José da Bela Vista, Patrocínio Paulista e Itirapuã. ‘São quase quinhentos mil habitantes, onde em todos os cantos, e até mesmo, nas roças possuem centros espíritas’ disse.
Ele ressaltou ‘o que nos trouxe aqui foi realmente a alegria, gratidão, lembrados nessa data e é uma responsabilidade imensa falar em nome da doutrina espírita e do movimento espírita francano’
Homenagem
A Moção de Aplausos 17/2023 de autoria do vereador Ilton Ferreira (PL) pelos 166 anos da Doutrina Espirita foi aprovada em regime de urgência durante a 11ª Sessão Ordinária.
Justificativa
Espiritismo ou Doutrina Espírita é uma doutrina religiosa e filosófica 'codificada' (ou seja, tomou corpo de doutrina - pela universalidade dos ensinos dos espíritos) pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec.
O Espiritismo busca manter-se o mais próximo possível do Cristianismo puro. Não tem dogmas, ritos, paramentos, dízimo, dias sagrados, cidades sagradas, templos especiais, orações padrão e outras práticas supersticiosas ou superficiais. Prende-se apenas a temas relevantes como o estudo, a reforma íntima e a busca incessante do bem.
É baseada em cinco 'obras básicas', chamadas de Codificação Espírita, publicadas por Kardec entre 1857 e 1868. A codificação é composta por O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Somam-se ainda as chamadas obras 'complementares', como O Que é o Espiritismo, Revista Espírita e Obras Póstumas.
O livro dos Espíritos trata dos princípios da Doutrina Espirita, sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade, (Folha de rosto - Livros dos espíritos), sendo o primeiro livro publicado em 18 de abril de 1957.
Sendo assim, para comemorar os 166 anos da Doutrina Espirita e entendendo a importância desta propositura e diante do exposto, apresento à consideração e deliberação do Augusto Plenário a presente Moção de Aplausos pelos 166 anos da Doutrina Espirita.
Vereadores
Nesta terça-feira, 16 de maio, o vereador Ilton Ferreira (PL) ressaltou ‘a doutrina espírita é precursora de trabalhos sociais com as primeiras creches, os primeiros asilos, o primeiro hospital psiquiátrico e único que até hoje funciona (...) nós não temos um líder que fala por nós, o nosso líder é Jesus!’
E acrescentou ‘em Franca nós temos a União da Sociedade Espírita (USE) que procuram o intercâmbio, a doutrina espírita é livre, baseada na codificação de Kardec e nosso mestre Jesus! Então, quero agradecer!’