Na manhã desta terça-feira, 16 de maio, Eliane Sanches Querino uma das coordenadoras do Grupo Mulheres do Brasil recebeu a homenagem aprovada por unanimidade através da Moção de Aplausos 22\2023 na 14ª Sessão Ordinária.
O diploma foi entregue durante a 15ª Sessão Ordinária pelo autor da proposta Marcelo Tidy (União).
Justificativa
Há 10 anos, no dia 8 de outubro, eu estava entre as 40 empresárias brasileiras convocadas por Luiza Helena Trajano para visitar o Palácio do Planalto em Brasília, conversar com a presidente e vários ministros e secretários.
Depois dessa visita, percebemos que tínhamos muita coisa a contribuir para o crescimento do Brasil e nunca mais nos dispersamos. Fazíamos reuniões mensais sempre em São Paulo, ali criamos nossas regras (“os Inegociáveis”), formulamos nossa missão e nosso propósito de assumir o Brasil como nosso e de sermos protagonistas.
Foram criadas as Causas que depois se tornaram Comitês, e quando foi liberada a criação de núcleos fora de São Paulo fiquei feliz por ter conseguido que Franca fosse a 1ª cidade a ter o seu. Afinal, aqui é a terra da nossa líder maior, Luiza Helena Trajano.
Nosso núcleo iniciou suas atividades em 2016 e, atualmente, contamos com cerca de 600 mulheres. Temos orgulho de sermos referência para todos os demais. Temos reuniões periódicas que são grandes eventos abertos à todas as mulheres.
Também temos reuniões menores na Casa das Mulheres do Brasil, onde trabalhamos nossas causas e outros assuntos. Temos 10 grupos e cada um deles tem uma causa: 1 – Verdejar - tem o objetivo de plantar 1 milhão de árvores em Franca; 2 – Vozes - trabalha com palestras para meninas do Ensino Médio da Rede Pública, com o objetivo de inspirá-las a seguir em seus estudos e focar nas suas carreiras; 3 – Educação - Adota uma escola de bairro comunitário e ali desenvolve ações e projetos educacionais. 4 - Mulheres no Trânsito - atuam em projetos que levem a uma maior conscientização das pessoas quanto ao trânsito de Franca, um dos que mais mata no país; 5- Niara - Grupo dedicado ao Combate à Violência Contra a Mulher. Palestras, ações e muitos planos para combater esse grave problema social; 6 - Igualdade Racial - grupo que visa a uma maior igualdade racial, menos preconceito e racismo. Fazemos projetos em parceria com universidades, palestras, cursos e ações; 7 - Sustentabilidade - visa a fazer ações relativas ao cuidado com o lixo, compostagem, ações educativas junto a escolas, empresas e comunidades; 8 – Saúde - teve intensa participação no movimento Unidos Pela Vacina e agora traça novas metas, inclusive, o Maio Furta Cor; 9 - Corrente do Bem - nosso comitê com ações de filantropia e auxílio aos mais vulneráveis; 10 - Políticas Públicas - como podemos juntas atuar para resolvermos questões vitais em nossa cidade.
As líderes do Colegiado do Núcleo de Franca somos eu, Eliane Sanches Querino, Dora Bittar e Janisse Mahalem de Lima. Rosângela Pelizzaro e Telma Geron Rodrigues formam nossa Coordenação.
Cada um dos grupos tem suas líderes e voluntárias, mulheres que acreditam que é possível fazer um mundo melhor para todos nós. Para nós, cada mulher conta e o seu “sim” ao participar do grupo faz toda a diferença.
Homenageada
Eliane durante fala na Tribuna agradeceu aos vereadores pela homenagem e destacou ‘é um prazer para nós do Mulheres do Brasil estarmos aqui nesse ambiente tão masculino, tão branco, está faltando um pouco de diversidade aqui e acho que a gente tem que se abrir para o morro, e tem que se juntar a nós mulheres’
Ela acrescentou ‘a gente não quer somente ser procuradas em época de eleição, a gente quer ser ouvida, e vocês ouviram a descrição das dez causas. Nós somos o trânsito que mais mata, e sempre estamos fazendo as coisas, e quero que vocês nos ilustrem e se aproximem’
E ressaltou ‘hoje o foco é muito no Governo Federal, mas as coisas acontecem na cidade, é no bairro, e a gente precisa muito de vocês’.
Eliane também falou sobre os atendimento do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) voltado a assistência de mulheres vítimas de violência. ‘É uma epidemia no Brasil e que se fortificou na pandemia, e se a gente não fizer nada, as mulheres vão continuar morrendo. E cada mulher que morre me sinto culpada’
Foi citado ainda a Patrulha Maria da Penha e finalizou ‘a gente quer a Câmara mais presente junto a Grupo Mulheres do Brasil, não queremos o lugar de vocês, queremos que trabalhem conosco para fazermos uma Franca melhor’
Vereadores
O autor da homenagem vereador Marcelo Tidy (União) disse ‘o Grupo Mulheres do Brasil leva o nome da nossa cidade, foi uma semente que nasceu e foi germinando em tantos outros municípios’.
E acrescentou ‘Eliane é uma mulher guerreira, abre mão de seu lazer e da sua individualidade, em proporcionar o que há de melhor para nossa comunidade’. E finalizou ‘muito obrigado em poder proporcionar essa homenagem a você, é simples, mas não só eu e todos os meus colegas da Câmara fizemos com muito carinho e amor’