Na manhã desta terça-feira, 23 de maio, a professora Maria José de Oliveira Lima fez uso da Tribuna durante a 16ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Ela esteve acompanhada de Letícia Sabino e Camila Barbosa Vieira também integrantes do grupo Gestão Socioambiental e a Interface com a Questão Social – GESTA – Unesp Franca.
A educadora inicialmente agradeceu aos parlamentares e falou sobre a atuação do grupo no desenvolvimento pesquisas há 20 anos na área de gestão de políticas públicas. ‘Nos anos de 2018, 2019, 2020 e 2021 realizamos uma pesquisa no bairro Jardim Portinari que teve como objetivo principal por meio da Associação de Moradores conhecer as demandas socioambientais’ destacou.
Entre ações foram feitos os contatos por intermédio dos representantes da associação, pesquisa de campo, levantamento sobre as demandas daquela região. ‘Conseguimos atingir 10% da população do bairro para levantar o conhecimento, o perfil da população e as demandas’ pontuou.
Maria José acrescentou ‘conseguimos ao término da pesquisa publicar os resultados e acho que em abril fizemos uma devolutiva à Associação dos Moradores do Jardim Portinari e a população foi convidada para participar’
Ela ressaltou ‘entre os principais resultados destacamos que existe nesse bairro duas reservas, são áreas de proteção ambiental de grande importância não só para o bairro, mas para toda a região. E observamos no contato com os diretores da associação e a população, uma falta de conhecimento da importância na preservação dessas áreas’
Segundo ela, o estudo indica a necessidade de elaboração de políticas públicas para atender essas demandas. ‘Sabemos que os prejuízos ambientais, trazem prejuízos sociais’ alertou a educadora.
Outro ponto citado foi a união de esforços entre universidade, entidades e Poder Público quanto a necessidade de campanhas. ‘Foi um apontamento importante que deveríamos trabalhar em conjunto com a questão da educação ambiental que evidenciamos na pesquisa’ reforçou.
A educadora ainda revelou ‘também observamos pelas análises realizadas as questões sobre políticas na saúde, educação e assistência social’. E finalizou ‘temos a publicação e podemos deixar para que vocês tenham conhecimento da totalidade da pesquisa e dos resultados’
Os vereadores Ronaldo Carvalho (Cidadania), Ilton Ferreira (PL), Gilson Pelizaro (PT), Marcelo Tidy (União) e o presidente da Câmara vereador Carlinho Petrópolis (PL) agradeceram as professoras, destacaram a importância do trabalho feito, defenderam políticas públicas e ações mais efetivas de conscientização e educação ambiental no município.