Os vereadores Gilson Pelizaro (PT), Della Motta (Podemos) e Marcelo Tidy (União) estiveram na quinta-feira, 13 de abril, em Brasília-DF para cumprimento de agenda e se reuniram com o deputado federal Nilto Tatto (PT), o ministro da Educação Camilo Santana e técnicos do Ministério da Educação.
Durante o encontro os parlamentares francanos fizeram alguns pedidos, entre eles, a instalação de uma unidade do Instituto Federal de Educação.
O tema inclusive vem sendo tratado em Plenário, Pelizaro em sua fala na Tribuna defendeu a proposta com apresentação do Requerimento nº 85 de 2023 solicitando a Prefeitura se já houve tratativas no tocante aos cursos a serem oferecidos pelo instituto, bem como se já houve a indicação de área da municipalidade para a construção da unidade.
O parlamentar também esteve em Brasília-DF em 15 de março para cumprimento de agenda e encaminhamento da proposta. O pedido também foi reforçado com o ministro das Relações Institucionais Alexandre Padilha durante visita a Ribeirão Preto para tratar sobre a unidade do IF na cidade vizinha.
A ideia é que a cidade tenha a oferta de cursos que atendam os estudantes em ensino médio, graduação e pós-graduação assim como acontecem em outras cidades do Estado.
Para que a implantação se torne realidade, a Prefeitura terá que destinar uma área e essa é uma das primeiras etapas para prosseguimento do processo.
Pelizaro, Tidy e Della Motta avaliaram os encontros de forma positiva, aguardam posicionamento da Prefeitura e seguem trabalhando para que a unidade do Instituto Federal seja instalada na cidade.