Ainda durante a 11ª Sessão Ordinária foi aprovado o Projeto de Lei 191/2022 de autoria do vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) que denomina José Eduardo Correa a Rua 152 do Jardim Arizona.
Biografia
José Eduardo Correa nasceu em Santo Antônio Mato Verde (Bahia) em 13 de outubro de 1910, casado com Dona Ottília Gaspar com quem teve 3 filhas, Terezinha, Maria Aparecida e Euripa. Com a idade de 8 anos mudou com a família para o Distrito de Alto Porã, São Paulo, para a fazenda São Manoel de propriedade do Dr. Cézar Martins Pirajá.
Quando adolescente José cuidava do quintal da sede, colhia ovos, ia ao comércio buscar produtos e mantimentos para a fazenda, sempre disposto e alegre no trabalho. Com o passar do tempo ele se tornou carroceiro e depois passou a ser fiscal da fazenda onde o administrador era o Sr. Pedro Dias, com a mudança do Sr. Pedro para Franca o Sr. José passou a ser o administrador da fazenda.
Como era analfabeto percebeu que para o cargo ele precisava aprender a ler e a escrever para dar conta do novo serviço, e assim ele passou a frequentar no período da noite a casa de uma pessoa que poderia ajudá-lo a se alfabetizar.
Com essa capacitação ele fazia anotações importantes do seu trabalho e passava para o Sr. Cézar que era médico e morava com sua família na cidade de São Paulo capital. Com o falecimento do Sr. Cézar as fazendas ficaram a cargo de alguns cuidadores e o José Eduardo continuou cuidando da Fazenda São Manuel onde tudo começou.
Em julho de 1960, um dos filhos do Sr. Cézar comprou uma fazenda em Marília, mas o local passou a ter ocupação de outras pessoas, logo, a ideia foi levar o José Eduardo que conseguiu 50 famílias trabalhadoras e amigas que conseguiram organizar tudo e evitar a ocupação. Já cansado voltou para Franca e foi vender picolé, vendeu por muitos anos.
Depois disso, conseguiu comprar uma carroça e um animal e passou a vender verduras, e assim ele ficou conhecido como o verdureiro José Eduardo Correa, homenagem desejada pelo vereador Ivan Rodrigues Pereira que sempre que encontrava o Sr. José comentava com ele que quando ele morresse ia colocar o nome dele como homenagem em uma rua de Franca e isso sempre ficou na memória dele.
Durante sua vida sempre foi uma pessoa muito querida, honesta, um trabalhador competente, caridoso e que mantinha uma alegria de viver e que é lembrado muitas vezes por suas gargalhadas
Vereadores
O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) disse ‘conheci uma das filhas do senhor José Eduardo Correa, ela me contou a história e achei muito interessante. E esse era um sonho dele e dela, e disse que eu iria homenagear o senhor José e dar essa alegria a família’