A Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) criada para averiguar a escassez de leitos SUS e outros problemas enfrentados por munícipes que dependem da rede pública realizou na manhã desta quarta-feira, 1 de março, a primeira reunião de trabalho na sala de Audiências da Câmara Municipal de Franca.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão o vereador Gilson Pelizaro (PT) e contou com a participação dos parlamentares Ronaldo Carvalho (Cidadania), Zezinho Cabeleireiro (PP), Lurdinha Granzotte (União) e assessores parlamentares.
Já nesse primeiro encontro foi definido o calendário para que sejam feitas as diligências nas unidades de saúde, além das Audiências Públicas para os vereadores ouvirem e questionarem os representantes dos órgãos gestores da saúde pública como, por exemplo, Santa Casa de Franca, Diretoria Regional de Saúde (DRS-VIII) e Secretaria Municipal de Saúde.
VEJA O CALENDÁRIO
Quinta-feira, 9 de março de 2023
9h – Representantes da Santa Casa de Franca
Local: Plenário da Câmara de Franca
Segunda-feira, 13 de março de 2023
9h – Representantes da Diretoria Regional de Saúde
Local: Plenário da Câmara de Franca
Segunda-feira, 20 de março de 2023
9h – Representantes da Secretaria Municipal de Saúde
Local: Plenário da Câmara de Franca
Os encontros acontecerão no Plenário da Câmara de Franca e serão transmitidos ao vivo pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e Youtube) e pela TV Câmara no canal aberto digital 6.3.
O presidente da comissão Gilson Pelizaro disse ‘serão encontros abertos e as pessoas podem assistir e participar. E nós vamos fazer os questionamentos necessários’
Além dessas Audiências Públicas, os vereadores vão realizar diligências nas unidades de saúde como, por exemplo, Pronto Socorro Infantil (PSI), Pronto Socorro Adulto (PS), Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Anita (UPA) e Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Aeroporto (UPA).
‘Nós vamos à campo, temos que ver a realidade e o que está acontecendo nas UPAS, nos Pronto Socorros e na Santa Casa, vamos tirar isso a limpo e fazer os encaminhamentos. Se necessário vamos ao Ministério Público, ou se necessário, vamos ao Ministério da Saúde’ reforçou Pelizaro.
O parlamentar enfatizou ‘o que temos que ver é se o número de 280 vagas para o SUS é suficiente para atender os pacientes de Franca e região, temos visto os relatórios passados pela Santa Casa semanalmente sempre com superlotação. É claro e evidente que esse número é pequeno, então, vamos encaminhar depois as autoridades necessárias para melhorar esse atendimento’
CEAR DA SAÚDE
A CEAR da Saúde foi criada após aprovação em Plenário do Projeto de Resolução 4/2023 durante a 3ª Sessão Ordinária.
O grupo é composto por Gilson Pelizaro (presidente), Zezinho Cabeleireiro (vice-presidente), Ronaldo Carvalho (Relator), Daniel Bassi (1º suplente), Lurdinha Granzotte (2º suplente) e Marcelo Tidy (3º suplente).