A vereadora Lurdinha Granzotte (União) em sua fala na Tribuna na manhã desta terça-feira, 7 de março, durante a 5ª Sessão Ordinária inicialmente comentou sobre o trabalho da Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) criada para averiguar a escassez de leitos SUS e outros problemas enfrentados por munícipes que dependem da rede pública.
Os vereadores definiram um calendário de ações para ouvir gestores da saúde pública e nesta segunda-feira, 6 de março, a comitiva visitou as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) do Anita e Jardim Aeroporto, Pronto Socorro Álvaro Azzuz e Pronto Socorro Infantil.
‘Tem alguns apontamentos que a gente fez e só ontem a espera por leitos na Santa Casa era de 32 pessoas, incluindo crianças. Isso é um absurdo! As pessoas aguardando essas vagas, é um grande descaso desse sistema’ lamentou.
Lurdinha enalteceu o empenho e a dedicação dos servidores e funcionários das unidades de saúde mesmo com as dificuldades enfrentadas ‘estão trabalhando em sistema de hospital com estrutura de Pronto Socorro, quero parabenizar os meus colegas servidores, hoje especialmente da saúde’
A parlamentar ainda ressaltou a necessidade de melhorias que serão encaminhadas ao Poder Executivo para que tome as providências. ‘Têm coisas que são urgentes como, por exemplo, banheira e duchas para banho das crianças, tem algumas que ficam três ou quatro dias aguardando vaga na Santa Casa e as vezes para fazer um exame’ alertou.
Lurdinha comentou sobre o sofrimento vivenciado pelas mães que ficam à espera para internação dos filhos ‘a gente se coloca no lugar dessas mães, é muito sofrido’
Outra questão pontuada pela legisladora se refere a falta de segurança nas unidades de saúde, fotos foram apresentadas em telão do Plenário mostrando alambrados precários e falta de iluminação.
‘Falta segurança para funcionários que trabalham e para quem frequenta, pais e crianças’ cobrou.
Lurdinha finalizou parabenizando as mulheres pela comemoração do Dia Internacional da Mulher.