De autoria do vereador Claudinei da Rocha (MDB) foi aprovada a Moção de Aplausos 5/2023 à Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Histórico
A Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca, OSC, Organização da Sociedade Civil, iniciou seus trabalhos em 1983, reconhecida juridicamente em 14 de outubro de 1987.
Organização da sociedade civil (OSC) de fins filantrópicos que objetiva atender crianças e adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, valorizando e respeitando a dignidade humana dessas pessoas, na luta por seus direitos humanos, através de ações sócio educativas diversificadas.
A Pastoral do Menor de Franca tem como Presidente Padre Ovídio José Alves de Andrade, que também foi seu fundador, e hoje atende diretamente aproximadamente 2000 pessoas diariamente na cidade de Franca parte dos seus projetos em Parceria com a Prefeitura Municipal de Franca na execução dos serviços de Creche Escola nos bairros: Aeroporto 3, Parque das Esmeraldas, Jardim Cambuí, Residencial São Jerônimo, Jardim Martins.
Também com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos presente nos bairros: Jardim Aeroporto 3, Jardim Aeroporto 2, Jardim Zelinda, Jardim Paulistano e Jardim Palmeiras.
Serviços de Abrigo Provisório, Acolhimento Diurno e Noturno para moradores de rua e Abordagem Social. Uma novidade agora na Pastoral é o Serviço de Apoio Pedagógico e Libras o qual está presente em 52 escolas da cidade, que executa a gestão de 175 profissionais, sendo Educadores de Apoio Pedagógicos e Professores interlocutores de Libras trabalhando a inclusão nas unidades escolares do município (EMEIS E EMEBS).
A Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca tem como missão promover e defender a vida de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco pessoal ou social, desrespeitados em seus direitos fundamentais.
Claudinei da Rocha (MDB) comentou ‘eu moro na região do Aeroporto há mais de 30 anos, e a Pastoral é uma das primeiras ONGs que chegou fazendo trabalho de fortalecimento de vínculos com as crianças e adolescentes daquela região’
E ressaltou ‘é uma entidade que cresceu muito e vem dando sua parcela de contribuição, principalmente para crianças vulneráveis de 4 meses a 6 anos e os adolescentes’
E finalizou ‘fiz essa moção pela eficiência do trabalho e pela dedicação da diretoria juntamente com todos os seus funcionários’