Durante a 2ª Sessão Ordinária na manhã desta terça-feira, 14 de fevereiro, o vereador Gilson Pelizaro (PT) usou a Tribuna para falar sobre vários temas, entre eles, iniciou abordando a divulgação de dados sobre o registro de casos de doenças e vacinas pela Prefeitura.
Como exemplo, o parlamentar apresentou em telão o modelo do Boletim Epidemiológico de Ribeirão Preto com riqueza de detalhes sobre cada enfermidade, atendimento e os registros.
‘O boletim fala do sarampo, dengue, chikungunya, influenza, Covid, é um boletim completo. E aqui em Franca, os boletins que são anunciados somente com a vacinação, mas a população precisa conhecer os dados’ pontuou.
E acrescentou ‘eu acho que não são colocados propositadamente, porque os dados são ruins, inclusive queria sugerir para fazer um projeto de lei para divulgação de todos os dados’.
Pelizaro apresentou alguns números e alertou ‘Ribeirão Preto é uma cidade com quase 800 mil habitantes e no ano passado até outubro de 2022, teve duas mortes por dengue e teve registrado 7.211 casos registrados. Franca com quase 400 mil habitantes, portanto com a metade da população, teve 7.061 casos e pasmem, foram 15 mortes’
Ele ressaltou ‘alguma coisa de errado está acontecendo, porque isso é uma epidemia de dengue e os protocolos têm que ser revistos’. O parlamentar apresentou requerimento questionando os dados oficiais com os números sobre a doença e as providências que estão sendo tomadas.
Gilson citou sobre a questão de segurança já apontadas também pelo colega Della Motta (Podemos) quanto aos atrasos nos pagamentos de vigilantes contratados por empresa terceirizada para segurança em próprios públicos.
Em seguida foi apresentada uma foto da empresa, Gilson criticou ‘olha que bonita a propaganda, eles gastam dinheiro para fazer propaganda, mas não pagam os funcionários. São 40 dias de salários atrasados, e a gente sempre disse, a terceirização é a precarização do serviço’. O vereador voltou a defender a ampliação do efetivo da Guarda Civil.
Ainda sobre a questão de segurança, o parlamentar exibiu uma foto de um acidente com motociclista próximo a UPA do Jardim Anita, reforçou as cobranças quanto a necessidade de providências no trânsito daquela região e ressaltou ‘será que nenhum técnico vai perceber que precisa de uma intervenção do Poder Público Municipal para resolver’
E alertou ‘a letargia vai sujar as mãos de sangue de muitos’.
Outro tema abordado foi sobre habitação, Pelizaro destacou as ações do Governo Federal com a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida. ‘Vai começar por Santo Amaro com 684 unidades, 600 unidades em Minas Gerais e está programada a entrega de 2 milhões de unidades até 2026’
Ele comentou sobre as novidades do programa com atendimento de moradores de rua e lamentou ‘muitos estão com a família inteira, pai, mãe, filhos dentro de barracas, porque não teve alternativa, o sistema obrigou e essas pessoas precisam ser resgatadas’
E concluiu ‘é um projeto extremamente social, importante e que estava represado’.