Segurança pública foi o tema destacado na manhã desta quinta-feira, 23 de fevereiro, pelo vereador Daniel Bassi (PSDB) durante uso da Tribuna na 3ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana. ‘Nós hoje alcançamos a triste marca de sexta cidade do Estado com maior número de furtos de celulares’ lamentou.
O parlamentar falou sobre o trabalho iniciado em janeiro de 2021 junto aos órgãos competentes para restabelecimento do sistema de monitoramento em Franca.‘Eu tenho alegria conjuntamente com o vereador Della Motta (Podemos) ter batalhado por isso e em reunião recente no comando do 15º Batalhão da PM falamos da necessidade dessas câmeras’ enfatizou.
O tema inclusive foi destacado pelo vereador na sessão anterior e dias depois veio o anúncio da Prefeitura para retomada dos serviços da Central de Monitoramento no município.
’São 56 câmeras para a nossa cidade, o sistema vai ser reativado, estava depredado, defasado e foi anunciada a licitação para essas câmeras. E com isso pretendemos pelo menos inibir essa bandidagem’ destacou Bassi.
Segundo o parlamentar, indicações serão encaminhadas ao Poder Executivo para instalação do Sistema Detecta que é gerenciado pelo Governo do Estado.
‘É um sistema que faz a leitura das placas dos veículos e passa para a Polícia Militar e a Polícia Civil, simultaneamente já se sabe se é veículo furtado ou se tem alguma pendencia’ disse Bassi.
Bassi ainda reforçou os pedidos encaminhados para ampliação do efetivo e melhor estrutura da Guarda Civil, tema que também foi apresentado em Plenário da Casa de Leis e que repercutiu na imprensa.
‘Viaturas paradas por falta de efetivo, sprays de pimenta vencidos, uniformes sem condições de uso (..) essa Câmara reiteradamente vem cobrando o aumento do efetivo, precisamos abrir mais 30 vagas e comprar materiais, dar condições para que os Guardas efetivamente prestem seu trabalho com dignidade’ pontuou.
O vereador ainda lembrou sobre R$ 300 mil repassados para aquisição de novas viaturas para a Guarda após trabalho conjunto com colegas Ronaldo Carvalho (Cidadania) e Lindsay Cardoso (Cidadania) por emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania).