O Projeto de Lei Ordinária 197/2022 de autoria do vereador Pastor Palamoni (PSD) que denomina Júlio Jacometi a Rua 104 do Residencial Pouso Alegre, no município de Franca.
BIOGRAFIA
JULIO JACOMETI nasceu no dia 06 de setembro de 1930, na Fazenda Betânia, município de Ibiraci-MG. Seu pai, Jacob Giacometti, era um imigrante italiano, natural da cidade de Noventa de Piave, uma pequena cidade na região do Vêneto, norte da Itália e, sua mãe, Rita Cândida de Jesus, era natural da cidade de IbiraciMG.
Júlio passou sua infância e adolescência na Fazenda do Coronel Timóteo, no município de Ibiraci onde trabalhou, desde pequeno, na lavoura de café e, em 1957, mudou-se para a cidade de Ibiraci, onde abriu um Bar, seu primeiro estabelecimento comercial. Casou-se em 1963 com Guilhermina Monteiro Jacometi, também, residente na cidade de Ibiraci.
Mudou-se para Franca, ainda no ano de 1963, onde se iniciou na indústria de calçados como pespontador na Fábrica de Calçados Samello. Logo em 1964, iniciou seu segundo estabelecimento comercial, o Bar e Sorveteria Caçula, na Rua Santos Pereira, próximo ao campo do Palmeirinhas. Em 1969, com o seu irmão Onofre Jacometi, iniciou a fábrica de calçados “Irmãos Jacometi”, sociedade que se manteve até o ano de 1981.
Após o término da sociedade, Júlio iniciou um novo empreendimento, uma Transportadora de Cargas de Minério. Em 1989, iniciou a J. JACOMETI INDUSTRIA DE CALÇADOS LTDA, inicialmente produzindo 12 pares de botas por dia. Atualmente, após 33 anos de existência e muito sucesso, a fábrica produz 600 pares por dia e sua Diretoria é formada pelos filhos Júlio César Monteiro Jacometi e Rosana Jacometi Pimentel. Júlio Jacometi viveu sua vida dedicada à família e sendo, sempre, muito responsável com o trabalho.
Nos seus empreendimentos, preocupava-se em gerar empregos e com a manutenção desses empregos e dos seus colaboradores. Tinha um olhar cuidadoso com a infância e pôde desenvolver essa característica quando foi diretor da Creche Riviera, na década de 1990.
Já viúvo, faleceu no dia 06 de março de 2022, deixando dois filhos, cinco netos e um bisneto, e deixou muitas saudades por todos os lugares por que passou.
O vereador Pastor Palamoni (PSD) destacou ‘é uma grata satisfação prestar essa homenagem e aqui meu agradecimento ao Júlio Cesar e sua esposa Andreia, também a Rosana Jacometi e seu esposo Cassiano, e toda família.
E lembrou ‘eu o tratava como padrinho, porque era meu padrinho de casamento e a esposa dele irmã da minha sogra, e todo convívio que tivemos durante quase 40 anos, era uma pessoa muito simples que contribuiu muito com município de Franca e inclusive seu genro foi vice-prefeito’
E finalizou ‘e hoje prestar essa homenagem é uma satisfação muito grande, quando a gente convive com a pessoa homenageada, o contato que a gente tem e saber que nome da pessoa ficará eternizado na cidade’
E acrescentou ‘parece simples aos olhos de muitos, mas para os homenageados é um momento muito importante’
Gilson Pelizaro (PT) comentou ‘era uma pessoa muita séria, um empresário que se preocupava com os funcionários, teve um crescimento pela seriedade e compromissos que sempre teve com a cidade e com o setor calçadista, então parabéns, Palamoni’