O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 1 de novembro, durante a 40ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana.
Inicialmente cumprimentou Tarcísio de Freitas eleito governador de São Paulo e Luiz Inácio Lula da Silva eleito Presidente da República. ‘Que Deus ilumine a todos para que busquem cada vez mais o bem comum do nosso país e que olhem por nossa Franca’ disse.
Ronaldo integra a Comissão de Defesa do Meio Ambiente e dos Animais e comentou sobre a visita que fez acompanhado dos colegas Lindsay Cardoso (Cidadania) e Daniel Bassi (PSDB) e o Secretário Municipal de Meio Ambiente Rui Engracia Garcia Caluz ao Canil Municipal.
‘O canil está passando por uma reforma e isso é muito bom, foram feitas quinze novas baias para receber os animais que estão nas ruas em situação de abandono, e é importante, a gente entender que o canil não tem condições de receber todos os animais que estão na rua’ destacou.
E acrescentou ‘o vet móvel pega aqueles que foram atropelados e em condições de maus tratos e recupera esses animais’. O parlamentar citou mais uma etapa de obras prevista para início em novembro com mais espaços para abrigar os animais.
Ainda na área de meio ambiente e como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia Ronaldo acompanhou a entrega de drones para a Guarda Municipal.
‘O que me alegra é que esse equipamento vai ser usado no monitoramento de pontos na nossa cidade que viraram verdadeiros lixões, as pessoas acabam descartando inadequadamente o lixo em Áreas de Preservação Permanente (APP) e isso está trazendo transtornos e danos ao meio ambiente’ disse. E ressaltou ‘nós passamos do ponto de conscientização e precisamos trabalhar a punição’
Ronaldo falou sobre o Projeto de Lei Complementar nº 31/2022 que acrescenta os parágrafos § 1º e § 2º ao art. 19 da Lei Complementar nº 229, de 25 de novembro de 2013, que institui o Código de Defesa dos Animais do Município de Franca de sua autoria ao lado dos colegas Lindsay Cardoso (Cidadania), Daniel Bassi (PSDB), Ilton Ferreira (PL) e Marcelo Tidy (União).
A proposta tem ‘o objetivo de proibir menores de idade de cavalgar cavalos, burros e outros equinos e bovinos sem acompanhamento de um adulto. Acreditamos que essa determinação contribuirá para a diminuição de maus tratos a esses animais’
O parlamentar enfatizou ‘a gente tenta na conscientização e não dá, então vamos endurecer as regras’.
O vereador lamentou ainda ameaças e intimidações feitas por algumas pessoas que têm animais recolhidos e que pressionam os interessados em comprar os animais nos leilões. ‘vamos também aumentar a multa, porque quando as pessoas são pegas com esses animais, o cavalo é apreendido e vai para leilão, a própria pessoa compra o cavalo novamente e chegam ao absurdo de intimidar outras pessoas para que não deem lances’
E finalizou ‘a Comissão de Meio Ambiente não para e a gente está sempre com ações para que melhore a nossa cidade’