O vereador Gilson Pelizaro (PT) em sua fala na Tribuna na manhã desta terça-feira, 8 de novembro, durante a 41ª Sessão Ordinária, iniciou destacando a importância do trabalho do Legislativo.
‘Eu quero relembrar a situação da iluminação de Natal e se não fosse essa Câmara Municipal denunciar o escarnio que foi feito naquele convênio onde o Poder Público entrou com o pescoço e a Associação do Comércio Indústria de Franca – ACIF entrou com a corda’ disse.
E acrescentou ‘muitas críticas foram colocadas, eu mesmo fui um deles, e quero dizer que defendo esse tipo de parceria e tem que ser assim, a Prefeitura entra com a mão de obra para ajudar a colocar a iluminação de Natal e os comerciantes através de sua associação comercial local entram com os equipamentos’
O parlamentar falou sobre os valores repassados para a iluminação de Natal no ano passado ‘naquela oportunidade destinou-se um R$ 1 milhão e foram devolvidos R$ 158 mil na prestação de contas que foi feita de acordo com o contrato estabelecido’
E pontuou ‘em 2022 nós vivemos uma inflação galopante vamos dizer assim (...) as coisas todas subiram, utensílios, combustível, e um monte de coisa subiu, e acredito que o material da iluminação de Natal deve ter seguido o mesmo caminho, agora o engraçado, é que se você pegar o que a Prefeitura solicitou da ACIF no ano passado, e agora é praticamente a mesma coisa. Os locais que vão ser iluminados e com mesmo tipo de material, e agora vai ficar 50% mais barato?’ E questionou ‘que milagre é esse da multiplicação dos pães? Olha alguma coisa de errado tem nisso’
Pelizaro lembrou a apuração feita pela Casa de Leis através da Comissão Especial para Assuntos Relevantes – CEAR com relatório encaminhado ao Ministério Público recomendando a devolução de R$ 500 mil.
‘Vários vereadores colaboraram, mas o vereador Marcelo Tidy (União) encabeçou, e pesquisou cidades e empresas que prestaram serviços e tinha uma questão lógica com relação aos valores’ disse.
E enfatizou ‘gastou-se pouco mais de R$ 840 mil e agora está dando R$ 438 mil e isso pagando inclusive a retirada, que inclusive, com todo respeito não precisava nem ser uma empresa privada para fazer, a própria Prefeitura podia fazer e economizar esses R$ 113 mil. Porque já tem equipe que está acostumada a fazer isso, até então, era a Prefeitura que fazia, montava e desmontava’
E finalizou ‘quero dizer que o Ministério Público vai ter que debruçar novamente no que está acontecendo, os valores estão muito distorcidos com relação ao que gastou no ano passado e o que vai gastar esse ano’