Projeto Natal Luz e criação do Dia de Combate à Dengue serão votados na Câmara

NOTÍCIAS – CÂMARA DE FRANCA

ORDEM DO DIA – 25ª Sessão Ordinária

Projeto Natal Luz e criação do Dia de Combate à Dengue serão votados na Câmara

Os vereadores se reúnem nesta terça-feira, 19 de julho, para discussão e votações de projetos na 25ª Sessão Ordinária. No período da manhã acontece o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h.

No período da tarde a partir das 14h, serão debatidos e votados os temas que passaram por análise das comissões da Casa de Leis e ou propostas que sejam incluídas em regime de urgência.

Projeto Natal Luz será votado na Câmara de Franca

Em pauta constam doze itens, entre eles, o Projeto de Lei Ordinária nº 127/2022 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) que dispõe sobre a criação do programa municipal “Natal de Luz”.

O prefeito justifica ‘o objetivo do Programa é realizar parcerias com a iniciativa privada, que ficará responsável pelos serviços que incluirão o fornecimento dos materiais necessários para a instalação das decorações (fios elétricos, cordões de LED, mangueiras de LED, etc), a mão de obra especializada, equipamentos para instalação, manutenção e, inclusive, a retirada das iluminações ao término do período de iluminação, em contrapartida a iniciativa privada poderá explorar os espaços com ações de marketing e publicidade’

Ainda de acordo com o texto, o programa consiste em promover a decoração e a iluminação de Natal de forma patrocinada e terá vigência anual, no período de 1º (primeiro) de novembro a 10 (dez) de janeiro do ano seguinte.

PL para criar Dia Municipal de Combate à Dengue será votado na Câmara

Ainda será votado o Projeto de Lei Ordinária nº 73/2022 que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município de Franca o “Dia Municipal de Combate à Dengue”.

vereador Marcelo Tidy (União) argumenta ‘o objetivo deste Projeto de Lei tem por finalidade a conscientização da população acerca dos problemas que o mosquito Aedes Aegypti causa ao ser humano’

E enfatiza ‘neste dia (ou durante o mês de março), o Poder Executivo poderá mobilizar a população esclarecendo sobre a importância da prevenção desta doença, alertando a todos para os cuidados necessários na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da Dengue’

dengue

Programa Municipal de Cuidados Paliativos será votado na Câmara

Será votado também o Projeto de Lei Ordinária nº 81/2022 que institui no âmbito do Município de Franca o “Programa Municipal de Cuidados Paliativos”.

Os vereadores Donizete da Farmácia (MDB)Carlinho Petrópolis Farmácia (PL)Daniel Bassi (PSDB) e Marcelo Tidy (União) justificam ‘considera-se cuidados paliativos o conjunto de práticas que ofereçam uma assistência humanizada ao paciente com doença incurável em fase avançada e progressiva, por meio do tratamento dos sintomas da doença, objetivando minorar a dor, a fim de aliviar o sofrimento físico, psicológico, social e espiritual, bem como de prestar apoio aos seus familiares, inclusive no pós-luto’

A proposta ainda prevê a implantação de diretrizes para o atendimento à população.

agasalho

Projetos para denominação de ruas serão votados na 25ª Sessão Ordinária

Os parlamentares ainda votam o Projeto de Lei Ordinária nº 60 de 2022 de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) de denomina de Florindo Chieregato a Rua nº 1 do Jardim Nossa Senhora das Graças. E de autoria do vereador Daniel Bassi (PSDB) o Projeto de Lei Ordinária nº 100 de 2022 que denomina Antônio Gilomar Freitas a Rua 05 do Loteamento Parque dos Coqueiros de Franca.

Vereadores questionam Prefeitura sobre serviços de transporte, limpeza e saúde

Os vereadores ainda debatem e votam seis requerimentos sendo o Requerimento nº 296 de 2022 de autoria dos vereadores Della Motta (PODE) e Gilson Pelizaro (PT) solicitando informações sobre a possibilidade de constar como exigência na próxima licitação para contratação de empresa responsável pelo transporte público no município de Franca, seguro contra danos físicos sofridos pelos passageiros no transporte público.

Requerimento nº 304 de 2022 de autoria do vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) cobrando da Prefeitura se há possibilidade de disponibilizar melhores acomodações aos acompanhantes de pacientes nas unidades de saúde e pronto socorro do município.

De autoria do vereador Marcelo Tidy (União) dois temas em questionamento sendo o Requerimento nº 305 de 2022 sobre estudos em prol do aumento no valor do bolsa atleta e bolsa treinador e o Requerimento nº 306 de 2022 questionando informações sobre a expedição de Laudo Técnico de Avaliação para abertura de empresas.

Também será apreciado o Requerimento nº 309 de 2022 de autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT) cobrando informações sobre os serviços de conservação e limpeza urbana prestados pela empresa Seleta.

violencia

Vereadores votam homenagem ao jovem cantor Rafa Lemos

E por fim os vereadores votam a Moção de Congratulações ou Louvor ou Aplausos nº 59 de 2022 de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) em homenagem a Rafa Lemos, por sua participação no programa The Voice Kids.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais FacebookYoutubeFlickrTwitter Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara)