Servidor cobra investimentos para uso de energia limpa em prédios públicos

Por samuel.hc em Ter, 07/06/2022 - 12:00

TRIBUNA LIVRE

Servidor cobra investimentos para uso de energia limpa em prédios públicos

O munícipe Ademir Vicente Alves na manhã desta terça-feira, 7 de junho, fez uso da tribuna para falar sobre o meio ambiente em Franca durante a 19ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis.

Inicialmente agradeceu o espaço e lamentou a falta de presença do público para acompanhar a Sessão Ordinária. Ademir destacou o Dia Internacional do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho e questionou a Prefeitura e demais órgãos públicos ‘por que da não utilização de energias limpas e não se vê nenhum manifesto para utilização de energia fotovoltaica ou energia eólica nos prédios públicos, o que geraria uma economia fantástica’

Ele enfatizou o crescimento do setor em todo país e citou ‘outra questão é a não utilização do biogás gerado pela Sabesp que é cedido graciosamente à Prefeitura e aos órgãos públicos’. E acrescentou ‘a Sabesp gera o biogás que é capaz de abastecer cerca de 80 veículos de médio porte, no entanto, ela tem menos de 20 e o restante desse biogás é queimado’

Ademir que é servidor público criticou ‘pelo menos na Secretaria de Obras onde estou alocado, a frota está sucateada colocando em risco os servidores que ali trabalham’. E cobrou mais empenho dos órgãos públicos na busca por projetos que incentivem o uso desses recursos.

O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) parabenizou o munícipe pela fala e esclareceu sobre a produção do biogás pela Sabesp ‘ainda precisa da aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para liberar o gás para ser utilizado em outros órgãos’.

E citou o encaminhamento para que a Prefeitura já inicie a utilização em testes e alertou ‘o veículo tem que ser adaptado e não é qualquer veículo que consegue rodar com o biogás’. Como integrante da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e dos Animais se comprometeu a auxiliar na busca por mais projetos na área.

O vereador Gilson Pelizaro (PT) também parabenizou o servidor pelo tema abordado e ressaltou ‘o que falta é planejamento, se não dá para fazer tudo de uma vez e lógico que não dá, tem que escalonar, priorizar e planejar’. E disse que vai questionar o Poder Executivo esclarecimentos por requerimento.

Ademir ainda sugeriu propostas de reaproveitamento de água das chuvas, além de outras sugestões. O presidente da Câmara, vereador Claudinei da Rocha (MDB) disse ‘estamos no projeto executivo de uma ampla reforma e modernização e está feita a previsão logo em seguida após a reforma de estar colocando energia solar na Câmara’

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais FacebookYoutubeFlickrTwitter Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara)