TRIBUNA LIVRE
Diretor destaca qualidade de ensino e comemoração dos 60 anos da Unesp-Franca
O Diretor da Unesp-Franca Murilo Gaspardo fez uso da Tribuna na manhã desta terça-feira, 12 de abril, durante a 11ª Sessão Ordinária no Plenário da Câmara de Franca.
Murilo falou sobre as comemorações em junho deste ano dos 60 anos da Unesp-Franca e destacou ‘a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp é um polo de excelência no norte do Estado de São Paulo em sua área de atuação, oferecendo um curso de história com um currículo dinâmico e atualizado que combina prática pedagógica, bem como atividades de pesquisa com dupla formação de bacharéis e licenciados, formando portanto, professores para educação básica, pesquisadores, museólogos e diversos outros profissionais da área da história’.
O diretor ainda citou a prestação de serviços gratuitos na área jurídica e social sendo referência nacional e enfatizou ‘um dos melhores e mais concorridos cursos de direito do país com 43,8 candidatos por vaga do vestibular da Vunesp do último ano. Somos o terceiro curso mais concorrido de toda a Unesp e figuramos entre os 10 melhores do Brasil no ranking da OAB’
Murilo também ressaltou sobre a qualidade do ensino prestada na formação do curso de relações internacionais que completa 20 anos neste ano sendo um dos melhores do país.
Atualmente a Unesp-Franca oferece quatro cursos de graduação sendo, Direito, História, Serviço Social e Relações Internacionais, quatro programas de pós-graduação, com uma abrangência de aproximadamente 2,4 mil alunos, 130 servidores técnicos administrativos, quadro permanente de 71 docentes, além dos professores substitutos.
‘Temos 37 grupos de pesquisa certificados pelo CNPQ, 17 projetos de extensão junto à comunidade, duas empresas a ORB (Empresa Júnior de Relações Internacionais) e a EJUR (Empresa Júnior Jurídica), temos 50 projetos de iniciação científica financiada pelo CNPQ, 13 na modalidade de ensino médio, e diversos projetos financiados pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)’ acrescentou.
Murilo ainda falou sobre a atuação da Unidade de Pesquisa e Extensão, Centro Jurídico com oferta de atendimentos gratuitos à população carente, Serviço de Extensão Universitária, Cursinho Popular, e a Universidade da Terceira Idade (UNATI).
Para marcar a comemoração do ‘Jubileu de Diamante’ uma programação especial foi definida pela instituição com vários eventos.
Entre eles, a criação do Centro de Memória responsável pela elaboração da exposição de banners comemorativos e que será aberto à visitação pública a partir de abril deste ano, um livro está em fase final sobre a história da Unesp-Franca com depoimentos de antigos e atuais professores, técnicos e estudantes, e no dia 10 de junho, a Sessão Solene no Teatro Municipal com a presença do reitor Pasqual Barretti, diretores dos 34 campus da Unesp e demais autoridades.
Os vereadores parabenizaram pelo trabalho desenvolvido e enfatizaram a importância da Unesp na cidade.
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)