NOTÍCIAS – CÂMARA DE FRANCA
Câmara de Franca recebe visita da deputada estadual Márcia Lia (PT)
Na tarde desta sexta-feira, 18 de março, a deputada estadual Márcia Lia (PT) visitou a Câmara Municipal de Franca. A parlamentar foi recebida pelo vereador Gilson Pelizaro (PT) conheceu a estrutura do prédio do Legislativo francano e se reuniu com lideranças políticas da região de Franca.
Além de Franca, Márcia Lia acompanhada de assessores esteve também em outras cidades como, por exemplo, São Joaquim da Barra, Orlândia, Guará, Ituverava, Igarapava e outros municípios da região.
A deputada enalteceu o trabalho desenvolvido no Legislativo francano e a importância de ter uma Casa de Leis bem estruturada. ‘O povo precisa ser bem recebido, o povo precisa sentir segurança na representatividade, porque quem escolhe os nossos vereadores e deputados, aqueles que de fato vão representar a população são os eleitores, e o diálogo é fundamental’ disse.
Marcia Lia também enfatizou a aproximação dos poderes Legislativo e Executivo com ações participativas abrindo espaço para atendimento das necessidades da população.
Outro tema abordado foi a importância da mulher na política. Atualmente, a parlamentar ocupa a liderança da bancada do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo, vice-presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Direitos das Mulheres, instituída a partir do projeto de resolução 04/2018 de sua autoria. Também foi nomeada vice-procuradora da Mulher da Alesp.
‘Penso que a representatividade feminina tem que ser ampliada, hoje nós somos 52% da população, e nas Câmaras Municipais, Legislativos Estaduais e na Câmara Federal nós nunca passamos de 15%. Então é muito pequena, 85% fica para os homens, precisamos ampliar a participação feminina’ ressaltou.
A parlamentar também comentou sobre o caso que repercutiu em todo o Brasil relacionado ao deputado estadual Arthur do Val por ofensas as mulheres ucranianas. O tema inclusive foi debatido no Legislativo francano durante a 6ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis francana quando foi aprovada em regime de urgência a Moção de Repúdio nº 1 de 2022.
‘Foi machista, misógino, horrível o que ele fez conosco, exatamente no mês em que nós temos para debate para levantar as questões de violência contra as mulheres, da pouca representatividade das mulheres e da diferença salarial das mulheres. Ele foi extremamente grosseiro conosco e atingiu a todas as deputadas e todas mulheres, e o processo de cassação dele foi admitido hoje pela Comissão de Ética e vamos aguardar os próximos passos’ lamentou a deputada.
Márcia Lia também comentou sobre o tema que repercute na região sobre a construção de um Hospital Público Regional. ‘Temos que pensar o que é mais viável, esse tema só surge em época de eleição. Há necessidade? Muito provável que sim, mas temos que pensar em todas as possibilidades. Podemos construir um hospital em Franca, podemos utilizar o hospital imenso e maravilhoso que tem em Pedregulho, já tem uma estrutura física lá, ou podemos melhorar as condições de atendimento da Santa Casa de Franca’
O vereador Gilson Pelizaro (PT) agradeceu a presença da deputada e o apoio que tem recebido no atendimento de pedidos que são encaminhados como, por exemplo, na área de saúde. ‘Essa relação é muito importante e resulta em políticas públicas para nossa cidade, e tem vindo emendas para a Prefeitura de Franca’
O parlamentar acrescentou ‘estamos agora encaminhando o pedido de uma empilhadeira para a cooperativa de catadores de materiais recicláveis, eles estão fazendo um trabalho manual, atrasa, diminui a renda e essa empilhadeira vai ajudar muito’
Por fim, Gilson concluiu ‘nós temos uma parceria com a deputada estadual Márcia Lia e o deputado federal Nilto Tato e R$ 450 mil foram destinados na área da saúde tão importante nesse momento tão difícil que estamos vivendo de pandemia’
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)