NOTÍCIAS - CÂMARA DE FRANCA
Funcionários da Sabesp são homenageados no plenário do Legislativo
Na manhã desta terça feira (22), a Câmara Municipal de Franca recebeu dezenas de funcionários da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.
Os servidores foram homenageados por iniciativa do vereador Ronaldo Carvalho (CID), nos termos da Moção de Aplausos nº 102/2021, aprovada no dia 30 de novembro de 2021.
O texto da moção destaca os relevantes serviços prestados pela companhia, principalmente durante o racionamento de 2021:
‘Os servidores da companhia se desdobraram e fizeram muitos plantões durante o auge do período de seca para que a população não sofresse tanto com o impacto do controle da água, garantindo, assim, o que era possível para que os munícipes tivessem acesso ao saneamento básico e pudessem manter a qualidade de vida’.
O autor da homenagem foi à Tribuna para rebater as críticas recebidas pela companhia durante o período da seca que atingiu a cidade de Franca no ano de 2021. O vereador enalteceu o trabalho dos servidores para dar início ao novo sistema de captação de água do Sapucaí Mirim, que garantirá o abastecimento do município pelos próximos anos. O parlamentar também destacou os elevados índices de saneamento básico de Franca e o pioneirismo na geração do biogás.
Ronaldo citou diversas atividades assistenciais desenvolvidas pela companhia e seus colaboradores, como distribuição de alimentos, brinquedos e agasalhos para pessoas carentes:
‘É uma grande satisfação olhar no olhar de cada um de vocês e dizer para vocês que esta homenagem ainda é muito pouco por tudo que vocês fazem pela nossa cidade, pela cidade de Franca. Fica aqui os meus parabéns e continuem assim, respondendo às criticas com trabalho’.
Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) parabenizou o autor da homenagem pela propositura e destacou a atuação dos trabalhadores da companhia frente às dificuldades impostas pela seca e pelas chuvas: ‘Parabéns pelo trabalho de todos vocês e podem contar com esta Casa de Leis sempre’.
O vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) elogiou a agilidade para solucionar os problemas transmitidos pela Câmara: ‘Tudo que manda é muito rápido. Então, vocês estão de parabéns mesmo pela organização. Isso aí que nós precisamos’.
Marcelo Tidy (DEM) comparou o trabalho desenvolvido pela Sabesp à outras companhias que prestam serviços públicos em Franca: ‘A equipe de colaboradores da Sabesp é uma equipe diferenciada (...) tem empresas que trabalham prestando serviço a nossa comunidade, serviço público, não tem a mesma eficiência que a Sabesp oferece ao nosso município’.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) afirmou ser contra a privatização da companhia e exaltou que o maior patrimônio que a Sabesp possui são seus colaboradores. Gilson esclareceu que as críticas feitas por vereadores relacionadas a problemas que ocorrem na cidade não são dirigidas aos servidores, mas sim ao poder público e a falta de planejamento dos governos. Pelizaro espera que o problema da falta de água nos períodos de seca seja resolvido de forma definitiva com a entrega das obras do novo sistema de captação: ‘A Sabesp jamais poderia ser privatizada. A Sabesp é o grande patrimônio que o estado de São Paulo tem. Franca é referencia mundial em saneamento, graças a quem? Graças a este pessoal que está aqui, dia a dia, na batalha’.
Della Motta (PODE) destacou a atuação dos servidores e elogiou sua capacidade técnica frente aos problemas que ocorrem diariamente na cidade: ‘Haja sol, haja chuva, tudo que acontece sempre tem um servidor da Sabesp’.
O vereador Daniel Bassi (PSDB) parabenizou Ronaldo Carvalho pela homenagem e sua atuação como representante da companhia no Legislativo: ‘Deve ser muito feliz para a Sabesp tem um representante do quilate do Ronaldo aqui na Câmara Municipal’.
Kaká (PSDB) enfatizou o trabalho de valorização da Sabesp e da água por meio da Moção aprovada na Câmara: ‘A gente valoriza a Sabesp, valoriza a água quando começa a não ter a água, a perder água. E, por incrível que pareça, as coisas pequenas o povo não valoriza. E um grande ensinamento que a Covid nos trouxe é, quando a gente acordar, em primeiro lugar, agradecer a Deus pela água que a gente sente na boca’.
O vereador Pastor Palamoni (PSD) destacou a atuação da companhia e de seus trabalhadores no tratamento de um insumo tão importante para a vida das pessoas:
‘Quando fala de pessoas preciosas que conduzem um trabalho, a Sabesp cuida do bem mais precioso que nós necessitamos na nossa vida, depois de Deus, conforme eu acredito, que é a água’, exaltou.
Toni César Colares, representando os funcionários da Sabesp, salientou que ‘Franca já tem o nome reconhecido no país inteiro e é graças a estas pessoas, sem elas, Sabesp, só o nome, não significa nada’.
Gilson Santos de Mendonça, superintendente da Sabesp, foi à tribuna e lembrou dos duros momentos pelos quais a cidade passou durante os períodos mais críticos do racionamento de água e destacou a atuação dos servidores:
‘Foi muito desafiador para os funcionários, principalmente os funcionários operacionais da Sabesp, gigantes, que trabalharam 24 horas por dia para mitigar o sofrimento da população. Incansáveis funcionários que carregam em seus espíritos o propósito de levar saúde para todos por meio do saneamento básico’.
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)