Vereadores debatem emendas para o novo Código de Edificações de Franca
Na manhã desta sexta-feira, dia 12 de novembro, os vereadores realizaram mais uma reunião para debater o novo Código de Edificações do município.
O encontro presidido pelo vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) e ainda contou com as presenças dos vereadores Lurdinha Granzotte (PSL), Luiz Amaral (REP), Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT), Donizete da Farmácia (MDB), Zezinho Cabeleireiro (PP), assessores parlamentares e o Departamento Jurídico da Casa de Leis.
Na oportunidade, foram apresentadas as respostas da Administração Pública quanto aos questionamentos feitos pelos parlamentares após realização de reuniões com profissionais do segmento e inclusive com os técnicos do setor responsável na Prefeitura. O principal objetivo da proposta é a modernização e ampliação das regras para construção de imóveis do município.
O atual código tem mais de 50 anos com intuito de torna-lo mais simples tanto para quem investe na cidade, quanto para os profissionais que avaliam a aprovação de projetos.
O novo Código de Edificações prevê 108 artigos e quatro anexos, sendo que o atual conta com mais de 500 artigos e que geram muitas dúvidas e divergências na interpretação causando demora na aprovação dos projetos do município.
O Projeto de Lei Complementar nº 33/2021 de autoria do prefeito Alexandre Ferreira (MDB) foi protocolado no Legislativo para análise dos parlamentares no dia 4 de outubro e tem prazos específicos até a votação no Plenário da Casa de Leis.
Vale destacar que os parlamentares inicialmente fizeram avaliação do texto, posteriormente a apresentação das emendas e em seguida serão encaminhadas para apresentação de parecer das comissões. Após o trâmite legal, a matéria será incluída na Ordem do Dia seno necessária a votação em dois turnos no Plenário.
O vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) disse 'teve algumas emendas que serão analisadas na próxima semana para o parecer das comissões'. E ainda reforçou que a intenção é que as mudanças sejam votadas ainda neste ano e não descartou a possibilidade de uma sessão extraordinária.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) enfatizou 'realmente precisa atualizar, a gente quer agilidade nos processos e segurança para quem vai construir, respeitando o meio ambiente, o patrimônio histórico e fazer um código moderno e em enxuto'
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)