TRIBUNA LIVRE
Trabalho prestado pela APAE é destaque na Tribuna da Câmara
Na manhã desta terça-feira, dia 23 de novembro, durante a 47ª Sessão Ordinária fez uso da Tribuna Livre a munícipe Ernestina Maria de Assunção Cintra sobre os serviços oferecidos pela Associação dos pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Franca.
A diretora da instituição apresentou os trabalhos desenvolvidos com atendimentos para portadores de necessidades especiais de Franca e outros 11 municípios da região.
A entidade completou 51 anos de fundação, e o convite para apresentação dos atendimentos prestados foi feito pelo vereador Luiz Amaral (REP) que esteve visitando a unidade.
Ernestina pontuou ‘em número de atendidos em 2020 foram na área de assistência social, 431 usuários, na área de saúde 859 usuários e na área de educação 526 alunos’
Ela aproveitou ainda oportunidade para esclarecer que os encaminhamentos são coordenados pelos órgãos responsáveis como, por exemplo, Secretaria de Saúde, Ação Social e Educação.
‘Na área de saúde como é um serviço de média complexidade nós não recebemos diretamente, as pessoas precisam ser encaminhadas’ explicou.
A entidade presta atendimento na Assistência Social voltado para crianças, adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Além disso é mantido o Centro Dia e a Defesa e Garantia de Direitos.
Na saúde, ela destacou ainda o Centro Especializado em Reabilitação CER III com serviços de estimulação precoce para crianças com atraso ou retardo no desenvolvimento neuropsicomotor, síndromes intercorrências no parto e prematuridade, de 0 a 3 anos e 11 meses. E ainda conta com serviços de habilitação e reabilitação.
Já no serviço de assistência à saúde com atendimento multiprofissional com fonoaudiólogo, fisioterapêutico, médico, psicólogo e serviço social. Ainda com a oferta de atendimento odontológico básico, hidroterapia, hipoterapia, fisioterapia respiratória e atendimento no domicílio.
A diretora também esclareceu sobre os serviços prestados na área de educação e enfatizou sobre a necessidade dos recursos que são utilizados na manutenção dos serviços.
‘70% dos serviços são custeados com recursos públicos, porém a APAE tem que buscar captação de recursos junto com a central de doações, programa Empresa APAExonada, eventos e outros projetos’ disse a diretora.
Ainda foi apresentado um gráfico que aponta que 53% dos recursos utilizados pela entidade são repassados pelo município, 13% pelo Estado e 34% com repasses do Governo Federal.
O vereador Luiz Amaral (REP) parabenizou pelo trabalho desenvolvido pela entidade e agradeceu pelos esclarecimentos prestados ao Legislativo francano.
O vereador Gilson Pelizaro (PT) enfatizou a excelência dos serviços prestados pela entidade e cobrou o envolvimento Poder Público com repasses de recursos, e destacou a credibilidade da instituição junto à comunidade local.
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)