Comissões dão sinal verde para PL que prevê medidas de prevenção ao suicídio na rede municipal
As Comissões da Câmara Municipal deram parecer favorável em reunião realizada nesta sexta feira (05) ao Projeto de Lei Ordinária nº 149/2021, de autoria dos vereadores Donizete da Farmácia (MDB), Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Daniel Bassi (PSDB), Lurdinha Granzotte (PSL) e Marcelo Tidy (DEM), que dispõe sobre a implantação de medidas de prevenção ao suicídio nas escolas da rede pública municipal de ensino de Franca.
O texto prevê a criação de grupos de apoio com o auxílio de profissionais voluntários como terapeutas, psiquiatras, psicólogos e assistentes sociais, disponibilização de palestras informativas e elaboração de cartilhas. Além disso, os estabelecimentos de ensino terão ampla liberdade para definir quais as medidas preventivas ao suicídio serão disponibilizadas aos seus alunos.
“Tendo em vista a importância de implementar esta política em âmbito municipal para combater os terríveis e alarmantes índices de depressão, automutilação e suicídio entre os jovens, subscrevemos esta propositura para que as escolas públicas da educação básica do município de Franca incluam medidas de conscientização, prevenção e combate ao suicídio e que, entre as ações a serem desenvolvidas, estejam a realização de palestras e debates, bem como a distribuição de cartilhas de orientação aos pais, alunos, professores e servidores”, ilustram os autores do projeto.
O vereador Carlinho Petrópolis, um dos autores do texto, sugeriu ainda a criação de programas voltados ao público adulto: “Um projeto que a gente tem pensar em coisas maiores, com os adultos e a gente sabe que tem muitas famílias passando dificuldade”, comentou o vereador.
Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3
(Comunicação Institucional da Câmara)