Pular para o conteúdo principal
Câmara Municipal de Franca

Navegação principal

  • Início
  • Institucional
    • Agenda
    • Horários e Localização
    • Concursos
    • Transparência
    • Acesso à Informação
    • Ouvidoria
    • Carta de serviços
  • Notícias
  • Legislação
  • Vereadores
  • Ajuda
    • Politica de Cookies
    • Política de Dados Pessoais

Trilha de navegação

  1. Início
  2. Notícias
  3. Vereadores na Tribuna: os principais temas debatidos na 39ª Sessão Ordinária

Vereadores na Tribuna: os principais temas debatidos na 39ª Sessão Ordinária

Por samuel.hc, 28 Setembro, 2021
Câmara de Franca

NOTÍCIAS – VEREADORES NA TRIBUNA

Della Motta e Kaká denunciam Sabesp e Arteris-Via Paulista no Ministério Público

O primeiro vereador a fazer uso da Tribuna, Della Motta (PODE), iniciou sua fala parabenizando o Prof. Dr. Acir de Matos Gomes, destacando o orgulho de recebê-lo na Câmara Municipal.

O vereador mencionou ainda o Programa Mais Luz, que alinhado a instalação de câmeras de vigilância no município contribuirão para proporcionar mais segurança à população francana.

Segundo o parlamentar, as câmeras ajudam as forças de segurança a identificar e localizar aqueles que praticam crimes contra o patrimônio público e privado, além de auxiliar na identificação de infratores de trânsito.

Della Motta citou ainda duas representações apresentadas no Ministério Público, em conjunto com o vereador Kaká (PSDB). A primeira delas pede a responsabilização civil da Sabesp pelo desabastecimento no município de Franca.

A segunda trata sobre a fixação das viaturas da Arteris – Via Paulista sobre o pontilhão do Jardim Guanabara, em compensação pela transferência do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU) para Itirapuã.

Della Motta
Della Motta durante fala na Tribuna da Câmara de Franca 

Della Motta criticou a gestão da empresa por não disponibilizar um local adequado para que os trabalhadores façam suas refeições e necessidades fisiológicas. “Daqui a pouco se eu começar a observar muito tempo essa viatura lá, vou fazer outra manifestação, no Ministério do Trabalho, mais uma representação” 

O vereador abordou ainda a demora para realização de exames na rede pública de saúde e citou um caso recebido em seu gabinete de um paciente que estava internado no setor oncológico do Hospital do Coração e recebeu alta no último domingo sem que a família estivesse preparada para receber o paciente.

“Nós temos que observar o que está acontecendo no atendimento da nossa saúde, principalmente as pessoas mais humildes, porque todas as vidas importam, mas nós nesta Casa de Leis, temos que olhar sempre para aqueles que realmente necessitam” disse o vereador.

‘É vergonhosa a forma como os parlamentares em nível estadual e federal tratam os municípios’ critica Marcelo Tidy

O vereador Marcelo Tidy (DEM) iniciou sua fala cumprimentando o vereador Della Motta (DEM) pelos esforços na busca por soluções na área da saúde devido as frequentes demandas recebidas pelos parlamentares.

Tidy ainda citou a Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta segunda-feira (27) no Plenário da Casa de Leis e criticou ‘eles (deputados) mesmo falam que os investimentos do Estado que vêm para Franca caíram’

O parlamentar ainda destacou as ações conjuntas entre parlamentares da Casa de Leis na busca por mais recursos para o município. Recentemente, o vereador e outros colegas do Legislativo estiveram em Brasília-DF

‘Primeiro porque tinha monte de gabinetes fechados, é frustrante passar a sacolinha e os deputados não estão nem aí com você. É vergonhosa a forma como os parlamentares em nível estadual e federal tratam os municípios’ desabafou.

Marcelo Tidy
Marcelo Tidy durante fala na Tribuna da Câmara de Franca 

Sobre a área de saúde, o parlamentar cobrou mais atenção da Administração Pública e citou novamente as falhas e melhorias que ainda precisam na iluminação pública.

Tidy também criticou a gestão da Santa Casa de Franca em relação as demandas e os recorrentes pedidos de repasses de verbas para manutenção do atendimento.

O parlamentar cobrou mais transparência na divulgação dos investimentos dos recursos que são encaminhados à instituição. “Aqui se não for da forma amigável, vamos também procurar a Justiça’ enfatizou.

Donizete da Farmácia pede humanização em atendimentos e cobra mais agilidade em consultas e exames

O vereador Donizete da Farmácia (MDB) usou a Tribuna na manhã desta terça-feira (28) durante a 39ª Sessão Ordinária e agradeceu ao vereador Daniel Bassi (PSDB) que incluiu o parlamentar no projeto em parceria com Estado por meio do vice-governador Rodrigo Garcia para a oferta de exames para mulheres pelo programa ‘Mulheres de Peito’.

‘É uma carreta que ficará 15 dias em Franca realizando exames de mamografia. E esses exames atendem mulheres de 50 a 69 anos e não precisa de indicação médica, basta levar o documento como, RG e Carteirinha do SUS que será atendida’ destacou.

O parlamentar enfatizou ainda a importância do trabalho que é focado na prevenção de saúde das mulheres.

Donizete da Farmácia
Donizete da Farmácia durante fala na Tribuna da Câmara de Franca 

Donizete ainda agradeceu os demais vereadores pela aprovação do  Projeto de Lei Complementar nº 32/2021 que garantiu isenção de IPTU para pessoas portadoras de câncer. ‘Agora tem prazo até o último dia útil de outubro para pedir a isenção, é importante quem tem direito possa fazer esse pedido até final de outubro’ orientou o vereador.

O vereador ainda parabenizou o Secretário da Saúde, Lucas Souza, pelo trabalho desenvolvido principalmente à frente da pasta no combate e prevenção durante a pandemia.

Mas o parlamentar enfatizou ‘gostaria de fazer uma crítica construtiva, precisa alertar porque senão acham que está funcionando tudo bem e na verdade não está. Alguns servidores, eu repito alguns servidores, precisam passar por curso de humanização para atendimento’

E acrescentou ‘nós precisamos agilizar as consultas, hoje estão demorando 2 a 3 meses, não pode acontecer’. O parlamentar citou as dificuldades dos pacientes para agendamento em especialidades como, por exemplo, ginecologistas, cirurgias de catarata e outras.

E alertou ‘problemas oncológicos tem que ser rápido, quanto mais rápido detectar, mais rápido começar a tratar a possibilidade da cura é maior. Precisamos sim atender casos de Covid, mas não deixar os atendimentos oncológicos’.

E por fim criticou ‘eu gosto muito de ser justo com as pessoas, se você pegar todos itens que tem, Alexandre é perfeito, mas na saúde a gente retroagiu. Quando o Gilson estava não tinha problemas na saúde, podia reclamar de todos setores, mas de saúde você não via reclamação’.

Lurdinha Granzotte critica falta de comunicação interna com servidores da Prefeitura

A vereadora Lurdinha Granzotte (PSL) utilizou a Tribuna da Câmara de Franca e iniciou sua fala destacando as ações positivas da gestão pública, mas alertou sobre a falta de comunicação interna que traz prejuízos aos servidores municipais.

A parlamentar foi procurada após reclamações em relação as mudanças feitas quanto a definição de férias dos servidores públicos.

Lurdinha pontuou ‘antes o servidor poderia vender 10 dias de férias até 60 dias antes de entrar em férias, hoje não mais. Hoje tem que vender conforme a CLT, deixo bem claro, está se cumprindo a Lei, é o correto. Tem que vender até 15 dias até vencer o período aquisitivo de férias’.

A vereadora questionou ‘muitos servidores não ficaram sabendo, se prejudicaram, agora, por exemplo, tem férias coletivas de merendeiras. Elas chegaram lá para vender as férias e cadê o direito? Não foram informadas’.

Ainda segundo a parlamentar, os servidores foram informados que as mudanças estão publicadas no site da Prefeitura. Lurdinha criticou ‘quero pedir que tenha um olhar mais carinhoso para o servidor, olhar mais humano’

Lurdinha Granzotte
Lurdinha Granzotte durante fala na Tribuna da Câmara 

A parlamentar ainda lamentou os transtornos causados pela falta de comunicação com os servidores públicos, já que muitos contavam com esse recurso para o fim de ano.

Lurdinha ainda falou sobre a necessidade de mais valorização dos servidores e contratação de mais profissionais principalmente merendeiras para atendimento da demanda nas escolas.

Gilson Pelizaro critica direção da Santa Casa e diz ‘aqui não tem otários, não tem bobos’

O vereador Gilson Pelizaro (PT) fez duras críticas à gestão da Santa Casa de Franca com relação a falta de atendimento as demandas encaminhadas pelos parlamentares.

‘Nós não temos o devido respeito por parte da direção da Santa Casa quando a gente leva algum assunto para ser tratado’ disse o vereador.

Gilson ainda disparou ‘eu estou cheio daquele faz de conta, do joguinho, você faz a reivindicação e ele faz de conta que te atende. Eu quero dizer para toda direção da Santa Casa que aqui não tem otários, aqui não tem bobos, a gente sabe quanto alguém está enrolando algum tipo de solicitação’.

O parlamentar citou a situação de um paciente que após ficar 7 dias internada na UTI devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC) foi para um quarto onde ficou 10 dias. O questionamento feito foi em relação ao ambiente sem ventilação, com janelas fechadas com arame e sem ar condicionado.

‘Nos dias calorentos que estamos vivendo, a pessoa com uma série de problemas, aguardando uma cirurgia na cabeça, ela não tinha condições de ficar naquele local. Só pedi para remanejar e colocar em outro quarto do SUS’ disse o vereador.

Gilson Pelizaro
Gilson Pelizaro durante fala na Tribuna da Câmara de Franca 

E ainda acrescentou ‘eu sei que temos que trabalhar em harmonia com as instituições e os Poderes, mas essa harmonia tem que ser de via dupla, não é só quando vem com o pires na mão aqui para pedir’.

O vereador ainda enfatizou seu compromisso com auxílio na busca por melhoria para o usuários e o trabalho focado na relação institucional.

Gilson ainda citou o artigo do engenheiro Paulo Pucinelli integrante do Comitê da Bacia dos rios Sapucaí-Mirim e Grande onde faz duras críticas à gestão da Sabesp com relação aos problemas enfrentados no abastecimento de água em Franca.

‘Ele cita nós estamos geograficamente localizados em cima do Aquífero Guarani que tem trilhões de litros de água bem embaixo aqui e com investimento mais barato que a Sabesp poderia fazer poços para tirar a água, mas preferiram fazer uma obra gigantesca e que não sai do papel’ enfatizou.

O vereador acrescentou ainda que aguarda as respostas dos requerimentos solicitando cópias do contrato e outros documentos entre o município e a Sabesp.

Por fim, enfatizou os pedidos que fez de melhoria na iluminação de rodovias, verbas para Cidade Judiciária e a construção do novo acesso viário na Vila Sebastião protocolados por ele ontem (27) durante Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Zezinho Cabeleireiro critica racionamento da Sabesp e cobra Prefeitura melhor atendimento na rede pública  

Finalizando a Tribuna desta terça feira (28), o vereador Zezinho Cabeleireiro (PP) deu início a sua fala parabenizando o Presidente da Câmara, vereador Claudinei da Rocha (MDB) pelo trabalho que está sendo realizado, implantando uma série de melhorias no setor de comunicação do Legislativo.

Recentemente, o vereador esteve no Ministério das Comunicações em Brasília, acompanhado dos vereadores Carlinho Petrópolis (PL) e Marcelo Tidy (DEM), onde foi solicitado a disponibilização de conteúdo para a TV Câmara de Franca.

Na ocasião, os vereadores verificaram ainda a possibilidade de trazer para Franca a rádio Câmara, através de emenda parlamentar. Segundo o vereador, o rádio é uma importante ferramenta de comunicação, pois as informações chegam mais rápido para a população.

O vereador falou também sobre a falta de água no município de Franca e questionou a demora nas obras de captação de água do sistema Sapucaí Mirim. O parlamentar criticou ainda a forma como a Sabesp está organizando o racionamento de água no município, sugerindo que este seja feito em intervalos de 24 horas.

“Tem gente que não tem caixa de água e está ficando até sem tomar banho. Isso é um absurdo. Então, se vai fazer um racionamento, faça um dia sim, um dia não” criticou.

Outro assunto abordado por Zezinho foi a demora das consultas e exames na rede pública de saúde. O vereador parabenizou o Secretário da Saúde pelo atendimento dos vereadores, mas questionou sobre os motivos do atraso nos atendimentos. “Tem mulher aí que faz mais de ano que está tentando ginecologista e não consegue”. 

Zezinho Cabeleireiro
Zezinho Cabeleireiro durante fala na Tribuna da Câmara de Franca 

Segundo o vereador o sofrimento maior da população é para agendamento de consultas com especialistas. “Se estivesse bom, o povo não estaria procurando nós como vereador todos os dias”.

Por fim, o vereador falou sobre a dificuldade pela qual as indústrias de calçados do município estão passando para fazer o descarte das sobras de couro, pois, segundo ele, não está sendo mais permitido o descarte do material no aterro sanitário. “A cidade precisa de arrumar um local para poder estar acolhendo os resíduos de couro”.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Twitter e Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara) 

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais Facebook, Youtube, Flickr, Twitter e Instagram.

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.

Notícias

  • TV Câmara
  • Vereadores na Tribuna
  • Tribuna Livre
  • Sessões da Câmara
  • Notas Oficiais
  • Comunicados
Copied to clipboard
Facebook
Flickr
Instagram
Twitter
YouTube

Câmara Municipal de Franca - Estado de São Paulo

Endereço: Rua da Câmara, nº 1, Parque das Águas, CEP: 14401-306.

E-mail: camara@franca.sp.leg.br.

Telefone: (16) 3713 1555. WhatsApp: (16) 99321-2646.