Frente de combate à covid-19 visita Araraquara em busca de novas estratégias

Por bruno.ctp em qua, 21/04/2021 - 12:37
Imagem Principal
Da esquerda para a direita, Gilson Pelizaro, Zezinho Cabeleireiro, Donizete da Farmácia, Marcelo Tidy e Thalita Martins
Texto Principal

A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal de Franca, criada na semana passada (veja aqui), realizou mais uma iniciativa em prol da população.

Uma comitiva de vereadores viajou para a cidade de Araraquara (SP) na última segunda-feira, 19, a fim de discutir estratégias de combate ao vírus que podem ser aplicadas em Franca. As medidas adotadas pelo município localizado a 176 km de Franca são consideradas, a nível nacional, um exemplo de prevenção à covid-19. O grupo era formado pelo presidente da Frente, Donizete da Farmácia (MDB); e os membros Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT) e Zezinho Cabeleireiro (PP).

Os parlamentares foram recebidos pela Coordenadora Executiva da Atenção Básica de Araraquara, a médica Thalita Martins, a qual explicou as diversas formas de combate ao novo coronavírus no município.

Entre elas, estão a instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade, que impedem a entrada de indivíduos contaminados pelo vírus; a contratação de 80 auxiliares de enfermagem; convênio com a Unesp (Universidade Estadual Paulista) para testagem, o que derrubou a fila de espera por testes e resultados para zero; testagens aleatórias nas ruas da cidade, na indústria e no comércio; opção para infectados cumprirem quarentena em um hotel e atendimento à família de pessoas que testaram positivo para a covid-19.

Donizete considerou a reunião muito proveitosa:

Fomos muito bem recebidos em Araraquara e descobrimos muitas ações importantes que podem amenizar o contágio em Franca. Aqui estamos indo muito bem na minha opinião. O número de mortes ainda é grande, mas, comparado ao de outras cidades, apresenta uma porcentagem menor. Isso nos tranquiliza, mas podemos tentar melhorar [a situação] com novas ideias. O intuito da Frente Parlamentar é justamente esse: buscar soluções para o problema e repassá-las ao prefeito Alexandre Ferreira (MDB). Ele vai analisar se convém ou não adotá-las.

A comissão recém-criada voltará a se reunir na tarde de amanhã, 22, no Fórum da Cidadania (Plenarinho) da Câmara de Franca.

(Comunicação Institucional Câmara)