Frente contra covid apoia máscara de mergulho para evitar intubações

Por bruno.ctp em qui, 22/04/2021 - 17:12
Imagem Principal
Vereadores se reúnem com engenheiro e técnicas de enfermagem para discutir máscara
Texto Principal

Uma novidade no tratamento contra a covid-19 marcou a segunda reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus da Câmara Municipal de Franca (veja mais aqui), que ocorreu na tarde de hoje, 22.

Quase todos os vereadores participantes da comissão marcaram presença: o presidente, Donizete da Farmácia (MDB); o vice-presidente, Carlinho Petrópolis Farmácia (PL); o relator, Daniel Bassi (PSDB), e os membros Marcelo Tidy (DEM), Gilson Pelizaro (PT) e Lurdinha Granzotte (PSL).

Também compareceram ao encontro o engenheiro Luciano Patrocínio e as técnicas de enfermagem da Prefeitura Marisol Silvério e Fernanda Silva. Eles apresentaram aos parlamentares a possibilidade de Franca adotar o uso máscaras de mergulho “full face” (rosto inteiro) para o combate à covid-19. Todos os membros da frente endossaram a ideia.

A entidade de voluntários da qual Luciano faz parte, Ajudar Sempre Sem Fronteiras, é a responsável por transformar os equipamentos em máscaras VNI (Ventilação Não Invasiva). Elas diminuem a necessidade de intubação em 50% dos pacientes internados com covid-19, pois facilitam a entrada de oxigênio nos pulmões. A sedação não é necessária para seu uso. Gilson experimentou a máscara: “Achei confortável e não senti falta de ar”, avaliou.

Luciano se comprometeu a fornecer máscaras para a rede pública de Franca gratuitamente. Para finalizar a transação, os vereadores marcaram uma reunião amanhã de manhã, 23, com o prefeito Alexandre Ferreira (MDB). A previsão é que os equipamentos cheguem a Franca já na semana que vem.

Donizete parabenizou a iniciativa:

Com uma diminuição de pacientes intubados em 50%, conseguiremos ter vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) sobrando, o que não acontece hoje em Franca. Esse é um assunto muito importante e deixou todos os vereadores surpresos na reunião. Não vemos atualmente muitas boas ações como a do Luciano, que veio aqui para fornecer as máscaras sem qualquer custo ao município. Vamos trabalhar para implantar esse sistema de tratamento e evitar a intubação na nossa cidade.

(Comunicação Institucional Câmara)