Câmara vota frentes parlamentares sobre deficientes auditivos e tração animal

Por bruno.ctp em qui, 22/04/2021 - 15:49
Imagem Principal
Fachada da Câmara Municipal de Franca
Texto Principal

Dois Projetos de Resolução (PRs) de autoria do Poder Legislativo estão na pauta da 17ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Franca, marcada para acontecer na próxima terça-feira, 27, a partir das 9h. A votação das proposituras, chamada de Ordem do Dia, começa às 14h.

O PR nº 09/2021, de autoria coletiva e idealizado pelo vereador Gilson Pelizaro (PT), cria, no âmbito do Legislativo local, Frente Parlamentar em defesa dos direitos dos deficientes auditivos. O objetivo da comissão é buscar a implantação da educação bilíngue na rede municipal de ensino e, assim, inserir surdos-mudos de forma ampla e adequada no ensino regular. Para isso, a frente poderá fazer uso de debates, audiências públicas, estudos e diligências. Atualmente, a cidade possui cerca de 17 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva.

A frente será presidida pelo primeiro signatário, decidindo-se entre os demais integrantes quem assumirá as funções de vice-presidente e relator. Gilson explicou a importância da iniciativa:

Antes mesmo de tomar posse, eu já havia sido procurado por pessoas que defendem uma escola para deficientes auditivos. Algumas cidades já viabilizaram essa educação bilíngue, como São Paulo (SP) e Curitiba (PR). A ideia é conhecer essas unidades que já existem e propor ao município de Franca uma escola especial para os portadores de deficiência auditiva. Esses indivíduos precisam de educação, precisam de escola e precisam se aprimorar para ter uma profissão e não depender do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Queremos buscar recursos junto ao MEC (Ministério da Educação), que possui recursos para esse tipo de atendimento.

O PR nº 10/2021 também trata da instituição de uma Frente Parlamentar na Câmara, mas dessa vez para estudar e debater veículos de tração animal no município de Franca. A autoria da proposta também é coletiva, tendo sido concebida pelos vereadores Lindsay Cardoso (Cidadania) e Ilton Ferreira (PL).

Ela será presidida pelo 1º signatário da propositura, sendo o 2º signatário o Vice-Presidente e, o terceiro signatário, o Relator. Ou seja, tais cargos serão destinados a Lindsay, Ilton e Ronaldo Carvalho (Cidadania), respectivamente. Competirá à comissão realizar debates e estudos e tomar providências no sentido de acompanhar e fiscalizar se o atual uso dos veículos de tração animal está em conformidade com o estabelecido no Código de Defesa dos Animais do Município de Franca (veja legislação aqui), além de sugerir proposições legislativas relacionadas ao tema. Lindsay comentou a matéria:

Vamos fiscalizar esses carroceiros, o modo com que eles estão tratando seus animais, para fazermos cumprir o Código de Defesa dos Animais. Ele existe desde 2013 mas não está sendo obedecido pela categoria. Os profissionais que estiverem irregulares terão seus animais e carroças recolhidos.

O Plenário ainda irá apreciar um Requerimento, duas Moções de Apoio e duas Moções de Aplausos. Por conta da pandemia da covid-19, o acesso do público ao Plenário está vetado (confira mais no link).

Quem quiser poderá acompanhar a transmissão da 16ª Sessão Ordinária ao vivo pelo Facebook e Youtube. A pauta completa da reunião pode ser conferida aqui.

(Comunicação Institucional Câmara)