As mulheres de Franca que estiverem sofrendo com violência doméstica ganharam mais um meio de comunicação com a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara de Franca. O órgão legislativo criado em 2019 agora possui um ramal fixo de atendimento: (16) 3713-1501.
Até este ano, o telefone para contato coincidia com o da vereadora escolhida para exercer o cargo de Procuradora da Mulher. Com este formato, os números iriam ser trocados periodicamente, à medida que novas parlamentares assumissem o posto. Então, a atual procuradora, a vereadora Lurdinha Granzotte (PSL), solicitou ao presidente da Câmara, o vereador Claudinei da Rocha (MDB), um ramal específico e permanente para a Procuradoria. O chefe do Legislativo local deferiu o pedido.
Segundo Lurdinha, a medida deve ajudar as francanas a buscar atendimento:
Eu não sei se daqui a quatro anos eu estarei aqui. Esse ramal foi criado para ser fixo da Procuradoria da Mulher. Estando a Lurdinha Granzotte à frente ou outra pessoa, sempre será esse telefone. Acho que quanto mais telefones, e-mails e outros meios de contato, facilita para a mulher nos procurar. Eu considero esse novo ramal um canal permanente de acolhimento para as mulheres.
A Procuradoria Especial da Mulher tem como objetivos receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo Municipal que visem à promoção da igualdade de gênero; cooperar com organismos voltados à implementação de políticas para as mulheres; e promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher. O órgão acompanha todo o processo de denúncia, desde a elaboração do boletim de ocorrência até a obtenção de medida protetiva.
As mulheres que quiserem agendar uma reunião com a Procuradora da Mulher da Câmara podem ligar para os telefones (16) 3713-1501, (16) 3713-1536 e (16) 3713-1572; enviar mensagens via WhatsApp para o número (16) 99133-5774; mandar e-mails para procuradoria.cm@franca.leg.br, lurdinhavereadora@gmail.com e procuradorialurdinha@gmail.com; ou entrar em contato com a página do órgão no Facebook. Lurdinha informa que todos os atendimentos serão feitos com todo o carinho e discrição.
(Comunicação Institucional Câmara)