No dia 1º de janeiro, o vereador Claudinei da Rocha (MDB) foi escolhido, por aclamação, o novo presidente da Câmara Municipal de Franca para o ano de 2021 (confira aqui). Nesta entrevista especial, o parlamentar comenta a conquista e revela os planos para aprimorar a Casa de Leis durante o seu mandato. Veja abaixo.
Câmara Municipal de Franca – Por qual motivo o senhor quis se candidatar ao cargo de Presidente da Câmara?
Claudinei da Rocha – Eu estou indo para o terceiro mandato, e todos têm um sonho de ser presidente da Câmara Municipal. Eu tinha esse sonho, e, graças a Deus, ele foi realizado. Como presidente, vim para fazer algumas mudanças dentro do meu perfil que os demais vereadores eleitos presidentes não fizeram. Então acho que é a minha hora e a Câmara precisa de mim para implantar e inovar muitas coisas.
CMF – O que significou para o senhor ter alcançado este posto?
Claudinei – Todos sabem que eu moro na região do Jardim Aeroporto III e sou um vereador que trabalha na periferia da cidade. Creio que chegar a esse cargo vai honrar o meu bairro porque o presidente da Câmara mora num bairro de periferia e conhece as dificuldades e o sofrimento do povo. Estando presidente, terei mais força junto ao Executivo a fim de trabalhar um pouco mais, principalmente para os bairros periféricos.
CMF – No geral, como o senhor espera conduzir a Câmara nesse ano de 2021?
Claudinei – Primeiramente, eu acho que os vereadores precisam de uma base, de uma estrutura, para que eles possam desenvolver melhor o seu trabalho. Temos um grupo de servidores para o qual eu dou nota 10, pois eles são a base, mas algumas coisas em alguns departamentos precisam melhorar, e isso eu estarei fazendo principalmente na área da comunicação.
CMF – Aproveitando que o senhor mencionou as novas propostas, quais são especificamente os seus planos de aprimorar a comunicação e outros setores da Câmara?
Claudinei – Está em discussão ainda, mas queremos fazer seis vídeos institucionais, contando a História da Câmara, mostrando a nossa estrutura interna, explicando as diferenças entre o Legislativo e o Executivo e informando como funciona uma Sessão Ordinária e a Tribuna Livre, para que os francanos possam se expressar sobre os problemas da cidade. Então, esses seis vídeos institucionais estarão mostrando toda a estrutura e História da Câmara Municipal de Franca. Depois, criaremos uma equipe e uma estrutura interna para dar um respaldo nas redes sociais. Nós temos a TV Câmara, que transmite as sessões ao vivo, e isso vai continuar. Só que nós precisamos ir além. Temos que ter profissionais dentro da Câmara criando material sobre os trabalhos desenvolvidos pelos vereadores que possa ser divulgado através das mídias sociais. Porque muitos criticam que os vereadores não fazem [nada]. Agora chegou a hora de mostrar o trabalho das comissões e das discussões dos parlamentares eleitos pelo nosso povo.
Também vamos mudar a questão a manutenção da Câmara. Quando o banheiro estraga ou um cano estoura, por exemplo, o Presidente tem que ficar esperando um funcionário da Prefeitura vir até a Câmara e fazer o conserto. Estou conversando para que possamos contratar uma empresa terceirizada e não precisarmos da Prefeitura. Já que a Câmara é um órgão independente, temos que ser independentes também com relação à manutenção. Tem muita coisa pra ser feita na Câmara atualmente. Claro que vamos ter uma reforma, mas e até essa reforma começar? Algo precisa ser feito e já estou discutindo a contratação de uma empresa por um valor pequeno mas que venha resolver essas questões do dia a dia.
CMF – Como presidente, o senhor herdou pendências de administrações passadas. Uma delas é a reforma do prédio da Câmara, que foi inclusive mencionada pelo senhor nessa entrevista. Exatamente em que pé está esse processo? Já existe alguma previsão de início dos trabalhos?
Claudinei – A questão da reforma do prédio é de extrema urgência. Quando chove, alaga-se toda a Câmara. Tem várias trincas na nossa estrutura. O projeto será apresentado até o dia 30 deste mês e, em seguida, eu me reunirei com todos os vereadores para discuti-lo. Se precisar fazer alguma alteração, que seja feita no projeto, para que, assim, possamos abrir a licitação. A nossa vontade é que essa reforma venha a começar ainda neste ano.
CMF – Outro processo que o senhor terá que dar continuidade é o de melhorias no sistema de som e imagem do Plenário. O senhor pode nos dar atualizações sobre esse procedimento?
Claudinei – Já conversei com os responsáveis pelas licitações da Câmara. [O aprimoramento do áudio e vídeo das transmissões] já vai entrar em licitação: autorizei que deem sequência nos trâmites. Inclusive, assinamos um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público a esse respeito. Realmente, essa melhoria tem que ser feita para que possamos dar mais transparência às questões legislativas. A previsão é que daqui a dois, no máximo três meses, estaremos com essa situação resolvida. É uma luta nossa, foi uma luta dos presidentes anteriores, e nós daremos sequência para que esse problema seja sanado de uma vez por todas.
CMF – Para terminar, o senhor poderia mandar uma mensagem à população referente à maneira com que o senhor vai conduzir os trabalhos aqui na Câmara Municipal de Franca?
Claudinei – Deixo aqui um convite para você que precisa falar com a Câmara: o nosso telefone é (16) 3713-1555 e o nosso email, camara@franca.sp.leg.br. Também temos perfis nas redes sociais Facebook, Youtube, Instagram e Twitter, onde compartilhamos todas as notícias e vídeos sobre a Câmara, e um número de WhatsApp (16 99321-2646). Eu, como presidente, estou à disposição para ouvir todos os órgãos e munícipes da cidade. Através desses canais, você poderá nos contatar e acompanhar os trabalhos não só do Presidente mas de todos os vereadores que foram eleitos por vocês.
(Comunicação Institucional Câmara)