Na tarde de ontem, 14, a Câmara sediou o primeiro encontro do Grupo de Acompanhamento e Monitoramento dos Protocolos de Retomada de Aulas nas Redes Públicas e Privadas do Município. A reunião foi convocada pelos vereadores-membros da comissão, Gilson Pelizaro (PT) e Kaká (PSDB), e aconteceu no Fórum da Cidadania (Plenarinho).
Os participantes do grupo foram oficialmente nomeados pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) no último dia 12, e incluem, além de Gilson e Kaká, o vereador Ilton Ferreira (PL); a secretária municipal de Educação, Márcia Gatti; o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza; e o médico da Secretaria de Saúde, Homero Antônio Rosa Junior.
Estavam presentes na audiência os vereadores Gilson, Kaká e Ronaldo Carvalho (Cidadania); Márcia Gatti; Lucas Souza; o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Franca e Região, Luis Fernando Nascimento; além de representantes dos Conselhos Tutelares, dos professores, do gabinete do prefeito, da Udecif (União de Defesa da Cidadania de Franca) e dos Conselhos Municipais de Educação e do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Os parlamentares Ilton Ferreira e Pastor Palamoni (PSD) estavam representados pelos seus assessores parlamentares.
O objetivo da reunião era debater com os secretários municipais como estão os estudos da Prefeitura com relação ao retorno às aulas presenciais, interrompidas pela pandemia do covid-19. Lucas e Márcia informaram que ainda não há data definida para o retorno às atividades presenciais. Eles adiantaram que os protocolos sanitários devem seguir o plano do governo estadual, mas com adequações às necessidades do município.
Pelizaro forneceu mais detalhes sobre o que foi definido no encontro introdutório do grupo:
A Prefeitura irá ouvir todas as entidades presentes na reunião para definir a retomada. Estas vão encaminhar as suas sugestões para a Câmara Municipal, e a Casa de Leis, por sua vez, vai enviá-las para a secretária Márcia e para o secretário Lucas. Durante o planejamento, ambos vão verificar se essas sugestões são viáveis. Foi uma audiência importante, transparente e que deu bastante resultado. Acho que podemos colaborar muito com o Executivo na indicação dos protocolos de volta às aulas. Essa cooperação é muito importante, porque sabemos que a questão é grave e a cidade precisa de um estudo bastante aprofundado e cuidadoso.
(Comunicação Institucional Câmara)