Nessa série de matérias especiais, apresentamos os destaques da Câmara Municipal de Franca neste ano e legislatura. As comissões permanentes da Casa de Leis se aprimoraram em 2020, apostando na transparência e aproximando-se da população francana.
Desde fevereiro deste ano, a reunião semanal das comissões permanentes de Legislação, Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento passou a ser transmitida ao vivo pelo perfil da Câmara no Facebook. Desse modo, a comunidade em geral passou a acompanhar a análise de projetos antes de sua apreciação no Plenário. Os munícipes, anteriormente, só podiam acompanhar os encontros se viessem presencialmente à Câmara. O presidente da comissão de Legislação e vice-presidente da comissão de Finanças, o vereador Ilton Ferreira (PL), comentou essa e outras mudanças estruturais da sua gestão:
Nessa atual legislatura, nós tomamos atitudes bem sérias em relação a essas comissões. Procuramos fazer as transmissões ao vivo e convidar várias autoridades para participar das reuniões, inclusive o próprio prefeito [Gilson de Souza] e vários secretários municipais. Vimos que são órgãos muito importantes da Câmara, não só para os vereadores mas também para a própria população de Franca compreender como funciona esse trabalho. Eu espero que, no próximo mandato, os vereadores entendam a seriedade das comissões e passem a realizar encontros semanais de todas elas. Convidamos a população de Franca a participar dessas reuniões [presencialmente] ou mesmo de casa, assistindo ao vivo as reuniões.
E essas não foram as únicas comissões permanentes da Câmara que inovaram em 2020. Desde o dia 2 de junho, a comissão de Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), passou a realizar reuniões semanais, as quais não ocorriam antes. Similarmente às comissões de Legislação e Finanças, os encontros da comissão de Saúde e Assistência Social também eram abertos ao público e contavam com transmissão ao vivo via Facebook. As reuniões foram realizadas de maneira independente, às terças-feiras, nos meses de junho e julho, e depois em conjunto com as das comissões de Legislação e Finanças. Carlinho explicou o motivo de ter estipulado encontros periódicos:
Devido à pandemia do novo coronavírus, quisemos fazer um trabalho mais próximo da Secretaria Municipal de Saúde e dos grupos criados pela pasta [para combater o covid-19]. A gente veio trabalhando semanalmente, procurando ajudar da melhor maneira possível. Com o esforço conjunto dos Poderes Legislativo e Executivo, podemos buscar resultados para a nossa cidade e a nossa população.
Todas as reuniões das comissões permanentes da Câmara podem ser assistidas na íntegra pelo link.
(Comunicação Institucional Câmara)