Franca pode contar com soluções gratuitas do Google para melhorar trânsito, infraestrutura, meio ambiente e transporte

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

10 de fevereiro de 2026

Imagem de capa da Notícia

O vereador Daniel Bassi esteve, na última semana, na sede do Google em Belo Horizonte, onde se reuniu com o diretor de Parcerias Governamentais da empresa para a América Latina, Marco Carneiro, para conhecer soluções tecnológicas que podem ser disponibilizadas gratuitamente aos municípios por meio de acordos de cooperação.

Durante o encontro, Carneiro apresentou uma série de plataformas e projetos já em funcionamento em diferentes cidades brasileiras e do exterior, que podem ser utilizados pelas prefeituras a partir da assinatura de um protocolo de intenções com o Google. Segundo o executivo, as ferramentas permitem que o poder público utilize dados, inteligência artificial e sistemas de monitoramento para melhorar a gestão urbana em diversas áreas.

De acordo com Daniel Bassi, a tecnologia já disponível pode ajudar Franca a avançar em frentes estratégicas como trânsito, meio ambiente, infraestrutura urbana, educação e serviços públicos. 

“Dá para Franca melhorar em diversas frentes, como trânsito, meio ambiente, infraestrutura urbana, educação, entre outras. E está tudo lá, gratuito, por meio da tecnologia que o Google já tem em funcionamento”, afirmou.

Parceria que compensa

O vereador informou que já indicou no ano passao ao Poder Executivo de Franca que seja estudada a viabilidade de formalizar a parceria com a empresa. A proposta é avaliar a assinatura de um protocolo de intenções para que o município passe a contar com as soluções tecnológicas oferecidas pelo Google. 

“Tem várias cidades já usufruindo desses benefícios, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades que não são capitais, assim como Franca”, explicou.

Maps e Waze

Entre as ferramentas apresentadas está o Waze for Cities, que permite ao município receber, diretamente do aplicativo, informações enviadas pelos próprios usuários sobre buracos, acidentes e outros problemas nas vias públicas. A plataforma também auxilia no planejamento de intervenções no trânsito, organização de eventos e apoio à segurança pública. O Google oferece treinamento específico para as equipes técnicas das prefeituras.

Outra solução é o Google Maps – Content Partners, que possibilita ao poder público atualizar, em tempo real, informações sobre ruas, praças e equipamentos públicos. Segundo a empresa, a ferramenta contribui para melhorar a logística urbana e o funcionamento de serviços como transporte por aplicativo, entregas, além de agilizar atendimentos de emergência, como polícia e Corpo de Bombeiros.

Já o Google Maps – Transit Partners é voltado ao transporte coletivo e permite o monitoramento de linhas, trajetos e horários de ônibus, com atualização em tempo real. O sistema possibilita que os usuários acompanhem a localização dos veículos de forma semelhante ao que ocorre em aplicativos de transporte individual. O projeto está em fase de implantação em São Paulo.

Meio ambiente e mobilidade

Na área ambiental, foi apresentado o Environmental Insights Explorer, plataforma que mede emissões de dióxido de carbono, apoia o planejamento de áreas verdes e permite o monitoramento ambiental. 

A ferramenta também auxilia no mapeamento de regiões com maior intensidade de tráfego e na produção de dados que podem ser utilizados para a captação de recursos estaduais e federais voltados ao enfrentamento de problemas ambientais.

Outro destaque é o projeto Green Light, que utiliza inteligência artificial para analisar o comportamento dos cruzamentos e o fluxo de veículos.

A tecnologia permite a sincronização de semáforos e a criação de ondas verdes, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir a emissão de poluentes. O sistema já é utilizado em cidades como Manchester, Hamburgo, São Paulo e Belo Horizonte.

Também foi apresentado o projeto Air Quality, que realiza o monitoramento da temperatura e da qualidade do ar em pontos estratégicos da cidade. A plataforma possibilita estudos sobre áreas com maior incidência de doenças respiratórias e indica soluções, como redistribuição de tráfego, visando à melhoria da mobilidade e à redução gradual de impactos na saúde relacionados à poluição.

Outros serviços

Além das soluções de mobilidade e meio ambiente, o Google ainda pode apoiar a implantação de serviços como o bilhete digital no transporte público, permitindo que usuários utilizem o próprio celular para pagamento de tarifas, modelo já adotado em cidades como Londres, Nova Iorque e São Paulo.

Para Daniel Bassi, a adoção das ferramentas representa uma oportunidade de modernização da gestão pública municipal. 

“São muitas as possibilidades. Espero que o Poder Executivo tenha a sensibilidade e a boa vontade de executar essa parceria e trazer soluções modernas e efetivas para Franca. E a custo zero”, concluiu.

Segundo Marco Carneiro, a proposta da empresa é facilitar o acesso dos municípios à tecnologia já existente. 

“São soluções simples e já disponíveis, a custo zero e com grande efetividade para os municípios”, afirmou o diretor de relações governamentais do Google.

Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.