Franca pode contar com soluções gratuitas do Google para melhorar trânsito, infraestrutura, meio ambiente e transporte
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
10 de fevereiro de 2026
O vereador Daniel Bassi esteve, na última semana, na sede do Google em Belo Horizonte, onde se reuniu com o diretor de Parcerias Governamentais da empresa para a América Latina, Marco Carneiro, para conhecer soluções tecnológicas que podem ser disponibilizadas gratuitamente aos municípios por meio de acordos de cooperação.
Durante o encontro, Carneiro apresentou uma série de plataformas e projetos já em funcionamento em diferentes cidades brasileiras e do exterior, que podem ser utilizados pelas prefeituras a partir da assinatura de um protocolo de intenções com o Google. Segundo o executivo, as ferramentas permitem que o poder público utilize dados, inteligência artificial e sistemas de monitoramento para melhorar a gestão urbana em diversas áreas.
De acordo com Daniel Bassi, a tecnologia já disponível pode ajudar Franca a avançar em frentes estratégicas como trânsito, meio ambiente, infraestrutura urbana, educação e serviços públicos.
“Dá para Franca melhorar em diversas frentes, como trânsito, meio ambiente, infraestrutura urbana, educação, entre outras. E está tudo lá, gratuito, por meio da tecnologia que o Google já tem em funcionamento”, afirmou.
Parceria que compensa
O vereador informou que já indicou no ano passao ao Poder Executivo de Franca que seja estudada a viabilidade de formalizar a parceria com a empresa. A proposta é avaliar a assinatura de um protocolo de intenções para que o município passe a contar com as soluções tecnológicas oferecidas pelo Google.
“Tem várias cidades já usufruindo desses benefícios, como Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, além de outras grandes cidades que não são capitais, assim como Franca”, explicou.
Maps e Waze
Entre as ferramentas apresentadas está o Waze for Cities, que permite ao município receber, diretamente do aplicativo, informações enviadas pelos próprios usuários sobre buracos, acidentes e outros problemas nas vias públicas. A plataforma também auxilia no planejamento de intervenções no trânsito, organização de eventos e apoio à segurança pública. O Google oferece treinamento específico para as equipes técnicas das prefeituras.
Outra solução é o Google Maps – Content Partners, que possibilita ao poder público atualizar, em tempo real, informações sobre ruas, praças e equipamentos públicos. Segundo a empresa, a ferramenta contribui para melhorar a logística urbana e o funcionamento de serviços como transporte por aplicativo, entregas, além de agilizar atendimentos de emergência, como polícia e Corpo de Bombeiros.
Já o Google Maps – Transit Partners é voltado ao transporte coletivo e permite o monitoramento de linhas, trajetos e horários de ônibus, com atualização em tempo real. O sistema possibilita que os usuários acompanhem a localização dos veículos de forma semelhante ao que ocorre em aplicativos de transporte individual. O projeto está em fase de implantação em São Paulo.
Meio ambiente e mobilidade
Na área ambiental, foi apresentado o Environmental Insights Explorer, plataforma que mede emissões de dióxido de carbono, apoia o planejamento de áreas verdes e permite o monitoramento ambiental.
A ferramenta também auxilia no mapeamento de regiões com maior intensidade de tráfego e na produção de dados que podem ser utilizados para a captação de recursos estaduais e federais voltados ao enfrentamento de problemas ambientais.
Outro destaque é o projeto Green Light, que utiliza inteligência artificial para analisar o comportamento dos cruzamentos e o fluxo de veículos.
A tecnologia permite a sincronização de semáforos e a criação de ondas verdes, com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir a emissão de poluentes. O sistema já é utilizado em cidades como Manchester, Hamburgo, São Paulo e Belo Horizonte.
Também foi apresentado o projeto Air Quality, que realiza o monitoramento da temperatura e da qualidade do ar em pontos estratégicos da cidade. A plataforma possibilita estudos sobre áreas com maior incidência de doenças respiratórias e indica soluções, como redistribuição de tráfego, visando à melhoria da mobilidade e à redução gradual de impactos na saúde relacionados à poluição.
Outros serviços
Além das soluções de mobilidade e meio ambiente, o Google ainda pode apoiar a implantação de serviços como o bilhete digital no transporte público, permitindo que usuários utilizem o próprio celular para pagamento de tarifas, modelo já adotado em cidades como Londres, Nova Iorque e São Paulo.
Para Daniel Bassi, a adoção das ferramentas representa uma oportunidade de modernização da gestão pública municipal.
“São muitas as possibilidades. Espero que o Poder Executivo tenha a sensibilidade e a boa vontade de executar essa parceria e trazer soluções modernas e efetivas para Franca. E a custo zero”, concluiu.
Segundo Marco Carneiro, a proposta da empresa é facilitar o acesso dos municípios à tecnologia já existente.
“São soluções simples e já disponíveis, a custo zero e com grande efetividade para os municípios”, afirmou o diretor de relações governamentais do Google.
Notícias Relacionadas
Bassi se reúne com Zema e discute ações de interesse de francanos e mineiros na região
06 de fevereiro de 2026
Câmara alerta entidades do terceiro setor para prazo de envio dos planos de trabalho
05 de fevereiro de 2026
Vereador Daniel Bassi se reúne com diretor do Google e com o governador Zema nesta quarta-feira
04 de fevereiro de 2026
Na tribuna, Gilson Pelizaro alerta sobre ano eleitoral e critica falhas em serviços municipais
03 de fevereiro de 2026
Na Tribuna, Walker Bombeiro da Libras destaca avanços e cobra cronograma para recursos ao terceiro setor
03 de fevereiro de 2026
Bassi aponta investimento de quase R$ 650 milhões no Hospital Público de Franca
03 de fevereiro de 2026