Vereador Daniel Bassi se reúne com diretor do Google e com o governador Zema nesta quarta-feira

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

04 de fevereiro de 2026

Imagem de capa da Notícia

O vereador Daniel Bassi encaminhou ao Poder Executivo uma indicação para que Franca firme um protocolo de intenções com o Google Brasil, nos moldes da parceria celebrada recentemente pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Nesta quarta-feira, Bassi se reunirá com um diretor do Google para compreender o funcionamento do acordo e contribuir diretamente com a articulação junto à Prefeitura de Franca.

A proposta, segundo o vereador, representa uma oportunidade estratégica para que o município avance no uso de tecnologias inovadoras aplicadas ao planejamento urbano e à gestão pública, com impactos diretos na mobilidade, sustentabilidade e qualidade de vida da população.

A iniciativa ocorre após Belo Horizonte oficializar cooperação com o Google para o desenvolvimento de projetos em áreas como mobilidade urbana, inteligência artificial, sustentabilidade ambiental e modernização da gestão pública. Para Bassi, Franca reúne características e potencial para adotar soluções semelhantes.

“Franca é hoje uma cidade grande e populosa. O uso da tecnologia pode beneficiar nossa população em várias frentes. Por isso, encaminhamos essa proposta ao prefeito Alexandre Ferreira, buscando construir essa parceria de forma conjunta”, afirmou.

O que pode mudar na prática

A partir da assinatura de um protocolo de intenções, Prefeitura e Google poderiam estabelecer prazos e metas para a implantação de projetos voltados à inovação urbana, com ferramentas já utilizadas ou testadas em grandes centros.

Entre as iniciativas previstas no modelo de cooperação estão:

- Otimização do trânsito – Waze for Cities

Programa que oferece acesso gratuito a dados de tráfego em tempo real, permitindo que gestores desenvolvam estratégias mais eficientes de mobilidade urbana. Belo Horizonte será cidade-piloto nos testes globais da ferramenta.

- Inteligência Artificial para Sustentabilidade

Inclui soluções para identificação de áreas aptas à instalação de painéis solares, previsão de enchentes, criação de rotas ecológicas com menor emissão de carbono, sincronização inteligente de semáforos, mapeamento de cobertura vegetal e ferramentas de detecção e prevenção de incêndios florestais.

Também envolve estímulo ao uso de telhados refletivos, que contribuem para a redução da temperatura interna de edificações.

- Explorador de Insights Ambientais

Plataforma que reúne dados sobre emissões de carbono e potencial solar, auxiliando municípios na definição de estratégias climáticas.

- Air View – Monitoramento da Qualidade do Ar

Tecnologia já utilizada em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Recife para mapear a poluição atmosférica com maior precisão.

- Inclusão social com Plus Codes**

Endereços digitais que facilitam a localização de residências e estabelecimentos em áreas sem endereçamento formal.

Romeu Zema

Além da articulação com o Google, Daniel Bassi também se reunirá nesta quarta-feira com o governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema.

O encontro tem como objetivo apresentar demandas de Franca e da região, abrangendo tanto municípios paulistas quanto cidades do Sul de Minas que mantêm relação direta e diária com o município.

Segundo o vereador, Franca exerce papel estratégico como polo regional, concentrando fluxos de trabalho, comércio, saúde e serviços que ultrapassam as divisas estaduais.

Com a indicação já oficializada ao prefeito, Bassi reforça que o Legislativo municipal está à disposição para colaborar na construção da parceria com o Google.

“Essa iniciativa pode colocar Franca entre as cidades brasileiras que mais avançam no uso da tecnologia aplicada à gestão pública”, concluiu Bassi

Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.