Walker Bombeiro defende inclusão de superdotados, anuncia recursos para a saúde e questiona Área Azul
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
23 de junho de 2026
O vereador Walker Bombeiro da Libras (PL) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Franca na manhã desta terça-feira (23), durante a 21ª Sessão Ordinária, para apresentar um balanço de agendas realizadas em Brasília, defender a ampliação do atendimento a pessoas com altas habilidades e superdotação, tratar da destinação de recursos para a saúde e comentar temas relacionados à mobilidade urbana e segurança pública.
Projetos modelo de inclusão
No início de sua fala, o parlamentar exibiu imagens das visitas realizadas na capital federal e relembrou a aprovação na Câmara Municipal, no ano passado, de um projeto voltado à conscientização sobre altas habilidades e superdotação.
Segundo Walker, a viagem teve como objetivo conhecer iniciativas que servem de referência nacional e internacional no atendimento desse público. Entre os locais visitados, ele destacou o Instituto Vergolino, que atua no atendimento de crianças e adolescentes e também na capacitação de profissionais das áreas da educação e da saúde.
O vereador afirmou ter ficado impressionado com o alcance do trabalho desenvolvido pela instituição. “Eu fiquei surpreso em saber que pessoas até de fora do país procuram o Instituto Vergolino para fazer capacitações para atender melhor esse público”, declarou.
Durante a viagem, Walker também conheceu projetos desenvolvidos em Ceilândia (DF), onde são oferecidas atividades especializadas para estudantes com altas habilidades e superdotação no contraturno escolar.
O parlamentar defendeu que experiências semelhantes sejam analisadas pela Prefeitura de Franca, especialmente pelas secretarias de Educação e Saúde.
“É um projeto que a gente precisa trazer para a cidade de Franca e apresentar na Secretaria da Educação e da Saúde também”, afirmou.
Walker ressaltou ainda a importância de ampliar o atendimento a crianças neurodivergentes e sugeriu que parte desse trabalho seja desenvolvido diretamente nas escolas municipais.
Segundo ele, a medida poderia contribuir para reduzir a demanda por atendimentos especializados em instituições da cidade.
Demandas para Monte Carlo e Recanto Fortuna
Ainda em Brasília, o vereador esteve no gabinete do senador Marcos Pontes, onde apresentou reivindicações relacionadas aos bairros Monte Carlo e Recanto Fortuna.
De acordo com Walker, a intenção é buscar apoio para melhorias de infraestrutura nos locais, diante da demora nas respostas dos órgãos públicos.
O parlamentar informou que pretende organizar uma comissão de moradores para fortalecer as reivindicações junto aos governos estadual e federal.
Recursos para a saúde e busca por CEPEL
Na Câmara dos Deputados, Walker participou de reunião com representantes do gabinete do deputado federal Delegado Palumbo para tratar de emendas parlamentares destinadas ao município.
Segundo o vereador, além de uma emenda de R$ 1 milhão já em tramitação para aquisição de equipamentos destinados à Santa Casa, outro repasse de R$ 1 milhão para a atenção básica em saúde foi liberado recentemente.
“Além da emenda de R$ 1 milhão que já está em tramitação para compra de aparelhos para a Santa Casa, na sexta-feira também caiu no caixa da Prefeitura mais R$ 1 milhão para a saúde básica”, disse.
Walker informou ainda que apresentou ao gabinete do parlamentar o projeto para construção de um Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL) no Jardim Luiza II.
“A gente vai montar uma apresentação para passar para eles a demanda do Luiza II”, afirmou.
Emendas impositivas
Durante o pronunciamento, o vereador também chamou a atenção dos colegas para os prazos relacionados às emendas impositivas.
Ele defendeu que os parlamentares acompanhem de perto os procedimentos administrativos para evitar problemas já registrados em anos anteriores e pediu agilidade na liberação dos recursos já aprovados.
“Tudo o que a gente fez indicação precisa para agora. Se não, a gente não tinha feito”, argumentou.
Área Azul e consulta aos comerciantes
Walker voltou a se posicionar contra a implantação da Área Azul em importantes corredores comerciais da cidade, como a Avenida Brasil e a Avenida Presidente Vargas.
O parlamentar afirmou ter realizado conversas com comerciantes e trabalhadores da região para ouvir opiniões sobre a proposta.
Segundo ele, a maior parte das pessoas consultadas manifestou posição contrária à medida.
“Quando eu passei pedindo voto na Avenida Brasil, não teve sequer um abençoado que falou que queria Área Azul ali. Eles queriam estudo de melhoria no trânsito e melhorar a segurança pública”, declarou.
Convocação da Guarda Civil Municipal
Outro tema abordado pelo vereador foi o concurso público da Guarda Civil Municipal. Walker afirmou que continua defendendo a convocação dos aprovados e cobrou o cumprimento de compromissos assumidos pelo Poder Executivo.
“Tem demanda para contratar esses homens e mulheres que passaram no concurso”, afirmou.
Homenagem à filha
Ao encerrar o pronunciamento, o vereador aproveitou o espaço para homenagear sua filha Isabela, que completou 14 anos nesta terça-feira. “Feliz aniversário. Papai te ama. No fim de semana a gente comemora junto”, declarou.
A homenagem recebeu o apoio dos demais parlamentares presentes em Plenário, encerrando o discurso em clima de descontração e celebração familiar.
Notícias Relacionadas
Marília Martins critica atraso na execução do PNAB, pede apoio e planejamento para a cultura em Franca
23 de junho de 2026
Fransérgio Garcia ressalta apoio a pacientes em Barretos e foco em economia na gestão da Câmara
23 de junho de 2026
Zezinho Cabeleireiro alerta para risco de queda em ponte na zona rural e pede providências urgentes
23 de junho de 2026
Donizete elogia casa de apoio em Barretos, questiona ampliação da Área Azul e propõe ação para idosos
23 de junho de 2026