Walker Bombeiro defende inclusão de superdotados, anuncia recursos para a saúde e questiona Área Azul

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

23 de junho de 2026

Imagem de capa da Notícia

O vereador Walker Bombeiro da Libras (PL) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Franca na manhã desta terça-feira (23), durante a 21ª Sessão Ordinária, para apresentar um balanço de agendas realizadas em Brasília, defender a ampliação do atendimento a pessoas com altas habilidades e superdotação, tratar da destinação de recursos para a saúde e comentar temas relacionados à mobilidade urbana e segurança pública.

Projetos modelo de inclusão

No início de sua fala, o parlamentar exibiu imagens das visitas realizadas na capital federal e relembrou a aprovação na Câmara Municipal, no ano passado, de um projeto voltado à conscientização sobre altas habilidades e superdotação.

Segundo Walker, a viagem teve como objetivo conhecer iniciativas que servem de referência nacional e internacional no atendimento desse público. Entre os locais visitados, ele destacou o Instituto Vergolino, que atua no atendimento de crianças e adolescentes e também na capacitação de profissionais das áreas da educação e da saúde.

O vereador afirmou ter ficado impressionado com o alcance do trabalho desenvolvido pela instituição. “Eu fiquei surpreso em saber que pessoas até de fora do país procuram o Instituto Vergolino para fazer capacitações para atender melhor esse público”, declarou.

Durante a viagem, Walker também conheceu projetos desenvolvidos em Ceilândia (DF), onde são oferecidas atividades especializadas para estudantes com altas habilidades e superdotação no contraturno escolar.

O parlamentar defendeu que experiências semelhantes sejam analisadas pela Prefeitura de Franca, especialmente pelas secretarias de Educação e Saúde.

“É um projeto que a gente precisa trazer para a cidade de Franca e apresentar na Secretaria da Educação e da Saúde também”, afirmou.

Walker ressaltou ainda a importância de ampliar o atendimento a crianças neurodivergentes e sugeriu que parte desse trabalho seja desenvolvido diretamente nas escolas municipais.

Segundo ele, a medida poderia contribuir para reduzir a demanda por atendimentos especializados em instituições da cidade.

Demandas para Monte Carlo e Recanto Fortuna

Ainda em Brasília, o vereador esteve no gabinete do senador Marcos Pontes, onde apresentou reivindicações relacionadas aos bairros Monte Carlo e Recanto Fortuna.

De acordo com Walker, a intenção é buscar apoio para melhorias de infraestrutura nos locais, diante da demora nas respostas dos órgãos públicos.

O parlamentar informou que pretende organizar uma comissão de moradores para fortalecer as reivindicações junto aos governos estadual e federal.

Recursos para a saúde e busca por CEPEL

Na Câmara dos Deputados, Walker participou de reunião com representantes do gabinete do deputado federal Delegado Palumbo para tratar de emendas parlamentares destinadas ao município.

Segundo o vereador, além de uma emenda de R$ 1 milhão já em tramitação para aquisição de equipamentos destinados à Santa Casa, outro repasse de R$ 1 milhão para a atenção básica em saúde foi liberado recentemente.

“Além da emenda de R$ 1 milhão que já está em tramitação para compra de aparelhos para a Santa Casa, na sexta-feira também caiu no caixa da Prefeitura mais R$ 1 milhão para a saúde básica”, disse.

Walker informou ainda que apresentou ao gabinete do parlamentar o projeto para construção de um Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL) no Jardim Luiza II.

“A gente vai montar uma apresentação para passar para eles a demanda do Luiza II”, afirmou.

Emendas impositivas

Durante o pronunciamento, o vereador também chamou a atenção dos colegas para os prazos relacionados às emendas impositivas.

Ele defendeu que os parlamentares acompanhem de perto os procedimentos administrativos para evitar problemas já registrados em anos anteriores e pediu agilidade na liberação dos recursos já aprovados.

“Tudo o que a gente fez indicação precisa para agora. Se não, a gente não tinha feito”, argumentou.

Área Azul e consulta aos comerciantes

Walker voltou a se posicionar contra a implantação da Área Azul em importantes corredores comerciais da cidade, como a Avenida Brasil e a Avenida Presidente Vargas.

O parlamentar afirmou ter realizado conversas com comerciantes e trabalhadores da região para ouvir opiniões sobre a proposta.

Segundo ele, a maior parte das pessoas consultadas manifestou posição contrária à medida.

“Quando eu passei pedindo voto na Avenida Brasil, não teve sequer um abençoado que falou que queria Área Azul ali. Eles queriam estudo de melhoria no trânsito e melhorar a segurança pública”, declarou.

Convocação da Guarda Civil Municipal

Outro tema abordado pelo vereador foi o concurso público da Guarda Civil Municipal. Walker afirmou que continua defendendo a convocação dos aprovados e cobrou o cumprimento de compromissos assumidos pelo Poder Executivo.

“Tem demanda para contratar esses homens e mulheres que passaram no concurso”, afirmou.

Homenagem à filha

Ao encerrar o pronunciamento, o vereador aproveitou o espaço para homenagear sua filha Isabela, que completou 14 anos nesta terça-feira. “Feliz aniversário. Papai te ama. No fim de semana a gente comemora junto”, declarou.

A homenagem recebeu o apoio dos demais parlamentares presentes em Plenário, encerrando o discurso em clima de descontração e celebração familiar.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.