Câmara de Franca prestigia posse da nova diretoria do Sindicato dos Bancários e reforça diálogo institucional
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
23 de janeiro de 2026
A sede campestre do Sindicato dos Bancários de Franca e Região foi palco, no último sábado (10), da cerimônia de posse da nova diretoria da entidade. O evento marcou oficialmente o início de um novo mandato, que se estende até 2030, reafirmando o papel histórico do sindicato na defesa dos direitos dos trabalhadores do setor e na representação da categoria.

A solenidade reuniu representantes sindicais, lideranças convidadas e autoridades públicas, em um momento simbólico de renovação institucional. O encontro também reforçou a importância do diálogo entre as entidades da sociedade civil organizada e os poderes constituídos, fortalecendo a atuação conjunta em pautas de interesse coletivo.

Durante a cerimônia, o presidente do Sindicato dos Bancários de Franca e Região, Edson Roberto dos Santos, destacou os desafios que se apresentam para os próximos anos, especialmente diante das transformações no mundo do trabalho. Ele ressaltou ainda a relevância da presença da Câmara Municipal no evento, como sinal de reconhecimento e apoio às pautas defendidas pela categoria bancária.
“A importância primeiro do grupo é que a gente consegue e conseguiu ter pessoas que são envolvidas, gabaritadas e com vontade de trabalhar. Agora, para o bancário, a importância do sindicato é vital, porque os banqueiros, os superintendentes, os altos escalões não conversam com o empregado dos bancos, então, nós somos o elo de ligação, o meio de levar reclamações, o meio de estarmos presentes nas negociações”, disse o presidente reeleito.

A participação de representantes da Câmara Municipal de Franca na solenidade simbolizou a aproximação entre o Poder Legislativo e o movimento sindical. Para o presidente da Câmara, Fransérgio Garcia (PL), o diálogo institucional é fundamental para a construção de políticas públicas e para o fortalecimento da democracia.
“Uma reeleição mostra que foi uma gestão que fez a diferença, comprometida com aquilo que se propôs a fazer. O poder legislativo tem que estar presente em todos os eventos, tem que estar próximo da população. Esse é o nosso papel... Nós falamos que a Câmara Municipal é a ‘casa do povo’ e onde tiver o povo, nós temos que estar ouvindo as demandas, ouvindo o que as pessoas pleiteiam, ouvindo, comemorando, entendendo as críticas também. Nós temos que estar junto com a população”, destacou Fransérgio.

O vereador Daniel Bassi (PSD) também destacou a importância do sindicato como espaço de escuta, debate e representação dos trabalhadores.
“Parabenizar o Edson e o Osório que estão sendo reconduzidos pelo bom trabalho que fazem, pela boa representatividade que eles têm à frente de um setor tão importante como é dos bancários. O Legislativo tá apoiando uma posse como essa é ratificar a importância que sindicato tem para esses trabalhadores”, reforçou Bassi.

Com um cenário marcado por mudanças constantes e negociações complexas, a nova diretoria assume a missão de atuar de forma firme na defesa dos direitos trabalhistas e nas negociações coletivas do setor. O vice-presidente do sindicato, Osório Carbone Filho, enfatizou a necessidade de adaptação às novas realidades, incluindo o impacto das tecnologias e da inteligência artificial no cotidiano dos trabalhadores bancários.
“O que não vai faltar são os desafios, muitos bancários estão sofrendo profundas mudanças. A tecnologia é bom, mas tem a questão social que é o desemprego, não tem como segurar, mas tem que achar o caminho para minimizar esse impacto”, completou o vice-presidente reeleito.

Além de oficializar a posse da nova diretoria, a cerimônia reafirmou o sindicato como um espaço permanente de diálogo e defesa dos interesses da categoria, em um setor em constante transformação, no fortalecimento institucional e na promoção de relações baseadas na participação democrática e no diálogo.
Veja a reportagem - CLIQUE AQUI
Veja fotos - CLIQUE AQUI