Câmara votará regulamentação do espaço aéreo para instalação de heliponto em hospital público de Franca

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

18 de julho de 2025

Imagem de capa da Notícia

A Câmara Municipal de Franca votará na próxima terça-feira (22)  Projeto de Lei Complementar nº 15/2025  de autoria do Poder Executivo que visa a regulamentar a operação de helicópteros no hospital público estadual que está sendo construído na cidade.

As alterações do projeto de lei no Plano Diretor do Município visam a regulamentar as Áreas Especiais de Proteção do Espaço Aéreo (AEPEA).

A medida é considerada fundamental para a implantação e operação do heliponto no futuro Hospital Estadual de Franca, que vai agilizar os procedimentos e tornar Franca uma referência.

"É mais um passo para que o hospital seja uma referência de qualidade no interior de São Paulo. Quanto mais estrutura tivermos, melhor. A Câmara está totalmente à disposição para cumprir com seu papel nesse processo", disse o presidente da Câmara de Franca, Daniel Bassi.

Regulamentação 

Segundo o projeto, as Áreas Especiais de Proteção do Espaço Aéreo correspondem a zonas com restrições estabelecidas pelos Planos de Proteção elaborados pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

Essas áreas abrangem a cidade de Franca como um todo e serão fundamentais para garantir segurança, ordem e respeito às normas técnicas exigidas pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), que já aprovou previamente o espaço destinado ao heliponto do hospital.

"A implantação do heliponto é estratégica para o transporte aeromédico e resgate de pacientes em situação de urgência e transporte de órgãos para transplante, além de integrar Franca a uma rede regional de saúde de maior complexidade", finalizou Bassi.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.