Vereadores se reúnem com comissão do Fórum Franca Sustentável para discutir ações baseadas nos ODS
Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.
12 de maio de 2025
Através de articulação da Comissão Legislativa de Direitos Humanos, Igualdade Racial e Combate ao Racismo, os parlamentares de Franca se reuniram nesta semana com representantes da comissão organizadora do Fórum Franca Sustentável, iniciativa anual voltada à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A comissão foi representada por Murilo Gaspardo, Lúcio Ortiz, Edna Maria Campanhol, Mauro Ferreira e Ângela Pimenta. O grupo apresentou aos vereadores a proposta de fortalecer o diálogo entre o Fórum e o Legislativo, com o objetivo de promover políticas públicas sustentáveis e alcançar metas concretas até 2030.
O Fórum Franca Sustentável, criado em 2018, não possui personalidade jurídica. Funciona como uma rede de articulação entre instituições de ensino superior e organizações da sociedade civil. Seu propósito é debater e propor ações locais fundamentadas nos 18 ODS, que abrangem temas como erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, cidades sustentáveis e ação climática.
Durante o encontro, foi proposto um evento oficial na Câmara Municipal no início do segundo semestre, com a participação de agentes públicos e da população, para a construção coletiva de um plano de ação sustentável para a cidade.
A expectativa é envolver diferentes setores da sociedade e integrar os ODS a instrumentos como o Plano Diretor, os planos de metas das secretarias municipais e a elaboração orçamentária, com apoio técnico das universidades locais.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas em 2015, com a meta de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir paz e prosperidade a todos até 2030. Ao todo, são 18 objetivos e mais de 169 metas específicas, que exigem cooperação entre governos, empresas, sociedade civil e cidadãos para sua efetivação.
Até 2023 eram 17 ODS, passando a ser 18 proposto pelo Brasil e anunciado na Assembleia Geral da ONU em 2023. Este ODS visa a promoção da igualdade étnico-racial e o combate ao racismo, tornando o Brasil pioneiro na ampliação da agenda com metas específicas para esta área. O ODS 18 tem como objetivo eliminar a discriminação étnico-racial, garantir o acesso a serviços essenciais para as populações negras e indígenas, e promover a justiça e a reparação histórica.
Estiveram presentes os vereadores Marília Martins (PSOL), Gilson Pelizaro (PT), Marcelo Tidy (MDB), Andrea Silva (Republicanos), Leandro O Patriota (PL) e representantes dos vereadores Kaká (Republicanos), Carlinho Petrópolis (PL) e Claudinei da Rocha (MDB)