Vereadores votam obrigatoriedade de laudos médicos detalhados na rede pública de saúde

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

07 de março de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na próxima terça-feira, 11 de março, a Câmara Municipal de Franca realizará a 10ª Sessão Ordinária de 2025O encontro terá início às 9 horas, com a leitura do expediente, e retomará às 14 horas, com a votação de projetos na ordem do dia.

Entre os temas em pauta, destacam-se a obrigatoriedade de laudos médicos detalhados na rede pública de saúde e requerimentos que abordam desde a limpeza pública até a ampliação de vagas em casas de repouso.

Após adiamento por uma sessão, retorna à pauta para votação o Projeto de Lei Ordinária nº 6/2025, de autoria do vereador Marcelo Tidy (MDB), que dispõe sobre a obrigatoriedade de fornecimento de laudos médicos detalhados para pacientes da rede pública de saúde do Município de Franca.

A proposta estabelece que o documento deve conter informações mínimas como diagnóstico, tratamento realizado, medicamentos prescritos, procedimentos realizados e condições clínicas atuais.

O laudo deverá ser entregue em até 10 dias úteis após a solicitação, ou imediatamente, em casos de urgência. A proposta também prevê penalização ao médico por danos causados ao paciente em decorrência da não entrega do laudo.

O vereador Marcelo Tidy (MDB) destacou que a lei visa facilitar o acesso dos pacientes a informações médicas essenciais: “Com essa lei, os pacientes da rede pública de saúde do Município de Franca terão mais facilidade em obter laudos médicos detalhados e atualizados, o que lhes permitirá garantir seus direitos e obter reparação por danos causados”, justificou.

Vereadores debatem sobre transporte público, coleta de lixo, obras da Praça Matriz e atendimento no NAIA 

A sessão também contará com a votação de diversos requerimentos. De autoria do vereador Gilson Pelizaro (PT), será analisado o Requerimento nº 194/2025, que pede informações a respeito dos estudos realizados pela ANTP sobre o transporte público de Franca. Ainda do parlamentar, será votada a Moção de Aplausos nº 15/2025, pelos 56 anos da Paróquia São Judas Tadeu.

Já o vereador Marcelo Tidy (MDB) terá cinco requerimentos em votação: O de nº 197/2025, que solicita informações acerca da instalação de contêineres para descarte de resíduos nos conjuntos habitacionais de interesse social, considerando as dificuldades relatadas pelos síndicos desses locais quanto à destinação adequada dos resíduos sólidos; Nº 203/2025, que requer informações sobre o pagamento e serviços executados pela Empresa Esse Ambiental, responsável pela limpeza pública em Franca; Nº 204/2025, que pede informações sobre a manutenção das academias ao ar livre existentes e se há estudos para instalação de novas unidades, haja vista que o município cresceu muito e vários bairros não dispõem dos equipamentos para uso dos munícipes; Nº 207/2025, que trata sobre a existência de estudos para o aumento de vagas em casas de repouso e instituições asilares no Município e o de nº 208/2025, que questiona os motivos pelos quais não há o recolhimento de fios pendurados e esparramados em todo o Município.

O presidente da Câmara, vereador Daniel Bassi (PSD), também terá duas proposituras em votação. O Requerimento nº 201/2025 trata da previsão de finalização das obras da Praça Nossa Senhora da Conceição (Matriz), no Centro de Franca.

Além disso, de autoria do legislador, será votada a Moção de Apoio nº 4/2025, ao Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Sr. Rafael Benini, visando à inclusão do município de Franca no Programa São Paulo Nos Trilhos, que engloba mais de 40 projetos estaduais de transporte de passageiros e cargas por ferrovias.

Fechando a pauta, os vereadores votam o Requerimento nº 202/2025, da vereadora Andrea Silva (REP), pelo qual a parlamentar solicita informações sobre as providências que estão sendo tomadas para melhorar o atendimento das crianças e adolescentes atendidos no Núcleo de Acolhimento Institucional para Adolescentes (NAIA), tanto na parte estrutural do prédio quanto no atendimento prestado.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.