Câmara aprova homenagem pelos 166 anos da Doutrina Espírita

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

18 de abril de 2023

Imagem de capa da Notícia

Em regime de urgência durante a 11ª Sessão Ordinária foi aprovada a Moção de Aplausos 6/2023 de autoria do vereador Ilton Ferreira (PL) pelos 166 anos da Doutrina Espirita.

Justificativa

Espiritismo ou Doutrina Espírita é uma doutrina religiosa e filosófica 'codificada' (ou seja, tomou corpo de doutrina - pela universalidade dos ensinos dos espíritos) pelo pedagogo francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, usando o pseudônimo Allan Kardec.

O Espiritismo busca manter-se o mais próximo possível do Cristianismo puro. Não tem dogmas, ritos, paramentos, dízimo, dias sagrados, cidades sagradas, templos especiais, orações padrão e outras práticas supersticiosas ou superficiais. Prende-se apenas a temas relevantes como o estudo, a reforma íntima e a busca incessante do bem.

É baseada em cinco 'obras básicas', chamadas de Codificação Espírita, publicadas por Kardec entre 1857 e 1868. A codificação é composta por O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Somam-se ainda as chamadas obras 'complementares', como O Que é o Espiritismo, Revista Espírita e Obras Póstumas.

O livro dos Espíritos trata dos princípios da Doutrina Espirita, sobre a imortalidade da alma, a natureza dos espíritos e suas relações com os homens, as leis morais, a vida presente, a vida futura e o porvir da Humanidade, (Folha de rosto - Livros dos espíritos), sendo o primeiro livro publicado em 18 de abril de 1957.

Sendo assim, para comemorar os 166 anos da Doutrina Espirita e entendendo a importância desta propositura e diante do exposto, apresento à consideração e deliberação do Augusto Plenário a presente Moção de Aplausos pelos 166 anos da Doutrina Espirita.

Vereadores

O autor da homenagem Ilton Ferreira (PL) disse ‘nós não podíamos passar a data de hoje sem fazer essa homenagem à doutrina espírita. É uma doutrina livre de pensamentos e ações, sem dogmas, sem templos, e a gente agradece a votação de todos’

O vereador Marcelo Tidy (União) disse ‘é uma doutrina espírita é muito importante na nossa cidade, é referência internacional’

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.