Pelizaro cobra ampliação de Agentes de Saúde e Equipes Saúde da Família

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

18 de abril de 2023

Imagem de capa da Notícia

Gilson Pelizaro (PT) em sua fala na Tribuna na manhã desta terça-feira, 18 de abril, abordou alguns temas durante a 11ª Sessão Ordinária.

Inicialmente comentou sobre a visita na quinta-feira, 13 de abril, em Brasília-DF acompanhado dos colegas Della Motta (Podemos) e Marcelo Tidy (União) onde tratou sobre questões de saúde e educação.

Foram apresentados documentos em telão do Plenário com dados do Ministério da Saúde sobre as equipes de saúde da família (ESF).

‘Franca tem deixado a desejar, não tem cumprido com seu papel, tem direito de ter 179 equipes de saúde da família e só tem 14 credenciadas. E atenção básica é onde é feita a prevenção, faz com que as pessoas não necessitem de internação’ alertou.

O parlamentar explicou que cada equipe é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente comunitário de saúde.

‘Franca pode ter 886 agentes comunitários de saúde. E pasmem! Temos apenas 51 credenciados. E o Ministério da Saúde paga ao munícipio R$ 2.604,00 de salário do agente, com décimo terceiro e todos os direitos. E se a Prefeitura quiser pagar mais, pode!’ enfatizou.

E lamentou ‘e a cidade sofrendo com dengue, diversos problemas de saúde e não credencia os agentes. Por que? É um verdadeiro tiro no pé e de canhão! ’

Pelizaro finalizou ‘a obrigação do município é fazer concurso porque o Ministério da Saúde paga! Vamos encaminhar algumas sugestões e cobrar’

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.