Vereadores debatem sobre obras em córregos, iluminação pública e votam Projeto Câmara Inclusiva

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

03 de março de 2023

Imagem de capa da Notícia

Os vereadores se reúnem nesta terça-feira, 07 de março, para discussão e votações de projetos na 5ª Sessão Ordinária. 

No período da manhã acontece o Expediente com as leituras dos documentos e ofícios, além de uso da Tribuna tanto pelos munícipes inscritos previamente e os próprios parlamentares, a partir das 9h.

No período da tarde a partir das 14h, serão debatidos e votados os temas que passaram por análise das comissões da Casa de Leis e ou propostas que sejam incluídas em regime de urgência.

Será votado o Projeto de Resolução nº 2/2023 que altera a Resolução nº 637/2021, para acrescentar a “Seção IV”, que dispõe sobre o “Projeto Câmara Inclusiva’’.

Os autores Donizete da Farmácia (MDB) e Carlinho Petrópolis Farmácia (PL) justificam ‘o projeto Câmara Inclusiva vem sendo adotado por diversas Casas Legislativas e tem-se expandido no interior paulista, em cidades como Piracicaba, Ribeirão Preto, Jundiaí, Rio Claro e outras. Logicamente, com a efetiva participação e maior aproximação da sociedade com o Legislativo, é que poderão ser propostas melhorias relativas ao avanço da acessibilidade no Poder Público Municipal’

E acrescentam ‘discutir a acessibilidade principalmente no Poder Legislativo, notadamente no tocante à idealização de projetos para surdos, o uso de libras, a acessibilidade tecnológica ou digital, a questão da promoção de oficinas orientando policiais a abordarem surdos, ou até a realização de documentários sobre o assunto, tudo isto em âmbito legislativo, contando ou não com o auxílio dos diversos departamentos da Edilidade, em especial da Escola do Legislativo’

E defendem ‘a Escola do Legislativo poderá trazer a debate todos esses assuntos, com a realização de ciclo de palestras, debates, oficinas, seminários e outras atividades que culminem com a participação de profissionais e entidades vinculadas ás pessoas com deficiência, inclusive as auditivas, a fim de trazer a reflexão, bem como propor ao Poder Público medidas que proporcionem maior acessibilidade e maior qualidade de vida em prol da população que dela necessita’

Vereadores votam transferências de bens da Câmara para Prefeitura

Passa por votação em Plenário o Projeto de Resolução nº 3/2023 de autoria da Mesa Diretora que autoriza a Presidência da Câmara Municipal a transferir bens patrimoniais à Fazenda Municipal.

A relação completa com os objetos que vão desde móveis, eletrônicos, eletrodomésticos está anexada ao projeto.

Vereadores votam projeto para denominação da Estação Ferroviária Mogiana

Será votado ainda o Projeto de Lei Ordinária 2/2023 de autoria do vereador Della Motta (Podemos) que denomina Estação Ferroviária Mogiana Ademir Sebastião Pedro de Souza, o próprio público localizado na Avenida Integração nº 2087, no bairro Estação, do município de Franca.

Câmara vota PL para adequações de entidade no Brasilândia

Será apreciado ainda o Projeto de Lei Ordinária 14/2023 que altera a redação da Ementa e do artigo 1º da Lei nº 5.261/1999, revoga a Lei nº 6.214/2004 e dá outras providências.

O vereador Claudinei da Rocha (MDB) justifica ‘a presente proposta tem por finalidade atualizar a legislação que declarou como de utilidade pública a ADHASB - Associação de Desenvolvimento Humano e de Assistência Social do Brasilândia que passa a denominação de ADHASF - Associação de Desenvolvimento Humano e Assistência Social de Franca, com novo endereço de sede’

Iluminação pública e obras em córregos serão debatidos na Câmara

Sete requerimentos todos de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) serão debatidos e votados, entre eles, o Requerimento 65/2023 solicitando estudos para iluminação pública na Av. e Ponte Santos Dumont, no sentido Distrito-Estação - o pontilhão e a região próxima ao Clube do Amazonas, Rosen Boys.

Ainda o Requerimento 66/2023 pedindo informações sobre a construção da rede de reabilitação Lucy Montoro no município de Franca.

Na infraestrutura dois questionamentos são feitos pelo parlamentar sendo o Requerimento 67/2023 sobre quais providências estão sendo tomadas para se evitar as constantes enchentes nos córregos da cidade. E o Requerimento 68/2023 sobre quais providências estão sendo tomadas para melhorias do Córrego do Espraiado.

E ainda passa por avaliação em Plenário os Requerimentos 70/2023 para obter informações sobre a contratação de mais terapeutas ocupacionais no município de Franca. O Requerimento 71/2023 para obter informações a situação da empresa responsável pela troca de placas com os nomes das ruas no município de Franca.

Tidy também questiona a Prefeitura pelo Requerimento 72/2023 informações sobre as licitações que foram desertas no município de Franca.

Câmara vota Moção de Aplausos na 5ª Sessão Ordinária

Os parlamentares também apreciam a Moção de Aplausos 6/2023 de autoria do vereador Marcelo Tidy (União) homenageando o Sr. Olivar Tasso pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade.

Vereadores votam apoio à construção da rede Lucy Montoro

E por fim de autoria coletiva será votada a Moção de Apoio 1/2023 à construção da rede de reabilitação Lucy Montoro, no município de Franca.

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.