Ronaldo Carvalho destaca 100 anos da Fundação Allan Kardec e Dia da Consciência Negra

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

22 de novembro de 2022

Imagem de capa da Notícia

Em sua fala na Tribuna na manhã desta terça-feira, 22 de novembro, durante a 43ª Sessão Ordinária o vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) falou sobre comemorações dos 100 anos da Fundação Allan Kardec.

A cerimônia contou com homenagens, apresentações musicais e desfile dos pacientes atendidos pelo Allan Kardec, em seus diferentes serviços, acompanhados pela bateria da Medicina da Unifran (Universidade de Franca). No final, o Parabéns foi cantado ao som da Associação Banda Municipal, e servido o bolo no Bosque Beija-flor.

A Fundação Espírita Allan Kardec é fruto do pioneirismo plantado por José Marques Garcia (1862-1942), na década de 1920, e faz de Franca uma referência na área, através da parceria entre Allan Kardec, Poder Público e comunidade.

‘Mais uma vez parabenizar toda a Fundação Allan Kardec em nome do Mário Arias Martinez que é o presidente e do Fernando Palermo vice-presidente. Não é qualquer instituição que faz 100 anos’ disse.

Atualmente, a Fundação Allan Kardec se tornou um complexo de Saúde Mental e mantém diferentes frentes de serviços, mantendo uma média de 500 pessoas atendidas por dia. A parte hospitalar é composta pelo Hospital Dia, com 30 vagas, e 60 leitos de internação psiquiátricos disponibilizados ao SUS.

A instituição, em parceria com a Prefeitura Municipal, é gestora do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Florescer, que recebe pacientes com transtornos mentais, e o CAPS Renascer AD - Álcool e Drogas, voltado para atendimento a dependentes químicos. As duas unidades atendem por dia 300 pessoas.

Também em parceria com o município, a Fundação é responsável por cinco Residências Terapêuticas que acolhe pacientes egressos do hospital Allan Kardec, que moraram por anos na instituição e agora residem em “casas de verdades”. São cinco casas espalhadas por Franca, onde moram 50 pessoas.

Ronaldo enfatizou ‘a fundação se reinventou nas dificuldades e hoje está fornecendo um trabalho de excelência para nossa cidade’

O parlamentar também ressaltou sobre, 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra ‘é importante lembrar porque o racismo, a discriminação, não cabem dentro de uma sociedade que se diz organizada, e nós temos ainda um longo caminho a percorrer para que não aconteçam mais essas situações’

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.