Servidor cobra investimentos para uso de energia limpa em prédios públicos

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

07 de junho de 2022

Imagem de capa da Notícia

TRIBUNA LIVRE

Servidor cobra investimentos para uso de energia limpa em prédios públicos

O munícipe Ademir Vicente Alves na manhã desta terça-feira, 7 de junho, fez uso da tribuna para falar sobre o meio ambiente em Franca durante a 19ª Sessão Ordinária no Plenário da Casa de Leis.

Inicialmente agradeceu o espaço e lamentou a falta de presença do público para acompanhar a Sessão Ordinária. Ademir destacou o Dia Internacional do Meio Ambiente comemorado em 5 de junho e questionou a Prefeitura e demais órgãos públicos ‘por que da não utilização de energias limpas e não se vê nenhum manifesto para utilização de energia fotovoltaica ou energia eólica nos prédios públicos, o que geraria uma economia fantástica’

Ele enfatizou o crescimento do setor em todo país e citou ‘outra questão é a não utilização do biogás gerado pela Sabesp que é cedido graciosamente à Prefeitura e aos órgãos públicos’. E acrescentou ‘a Sabesp gera o biogás que é capaz de abastecer cerca de 80 veículos de médio porte, no entanto, ela tem menos de 20 e o restante desse biogás é queimado’

Ademir que é servidor público criticou ‘pelo menos na Secretaria de Obras onde estou alocado, a frota está sucateada colocando em risco os servidores que ali trabalham’. E cobrou mais empenho dos órgãos públicos na busca por projetos que incentivem o uso desses recursos.

O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) parabenizou o munícipe pela fala e esclareceu sobre a produção do biogás pela Sabesp ‘ainda precisa da aprovação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para liberar o gás para ser utilizado em outros órgãos’.

E citou o encaminhamento para que a Prefeitura já inicie a utilização em testes e alertou ‘o veículo tem que ser adaptado e não é qualquer veículo que consegue rodar com o biogás’. Como integrante da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e dos Animais se comprometeu a auxiliar na busca por mais projetos na área.

O vereador Gilson Pelizaro (PT) também parabenizou o servidor pelo tema abordado e ressaltou ‘o que falta é planejamento, se não dá para fazer tudo de uma vez e lógico que não dá, tem que escalonar, priorizar e planejar’. E disse que vai questionar o Poder Executivo esclarecimentos por requerimento.

Ademir ainda sugeriu propostas de reaproveitamento de água das chuvas, além de outras sugestões. O presidente da Câmara, vereador Claudinei da Rocha (MDB) disse ‘estamos no projeto executivo de uma ampla reforma e modernização e está feita a previsão logo em seguida após a reforma de estar colocando energia solar na Câmara’

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais FacebookYoutubeFlickrTwitter Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.