Câmara prepara emendas parlamentares e mudanças em site e redes sociais

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

12 de agosto de 2020

Três Atos recentemente baixados pela Câmara Municipal de Franca definiram instruções importantes a respeito dos seus atos legislativos: dois deles são referentes ao funcionamento das redes sociais, site oficial e sessões da Casa de Leis e o outro diz respeito às emendas parlamentares para o orçamento municipal de 2021.

Os Atos da Mesa nºs 12 e 13, divulgados no mês passado, listam uma série de mudanças em virtude de 2020 ser ano de eleições municipais. Por exemplo, eles estabelecem normas a serem observadas pelos agentes públicos da Câmara nos pleitos eleitorais (ou seja, durante o ano em que as eleições ocorrem). Os Atos baseiam-se no Código Eleitoral (Lei Federal nº 4.737/1965) e na Lei Eleitoral (Lei Federal nº 9.504/1997), entre outras legislações (veja mais sobre eles aqui).

Além disso, a partir desta sexta-feira, 14, ficará suspensa a veiculação de notícias nas redes sociais e no site oficial da Casa de Leis. E, começando na próxima terça-feira, 18, não será mais transmitido o momento da Tribuna Livre e das Considerações Pessoais durante as sessões ordinárias. O presidente da Câmara, o vereador Pastor Palamoni (PSD) explicou o motivo da adoção de tais medidas:

“Isso é para dar imparcialidade na campanha eleitoral, igualdade a todos os candidatos e não favorecer aqueles que possuem atribuições dentro da Câmara”.

Já o Ato da Presidência nº 4 foi publicado no Diário Oficial do Município hoje, 12. Ele estipula o regime de colaboração entre os departamentos da Câmara para concretização do processo de elaboração das Emendas ao Projeto de Lei (PL) nº 48/2020. O PL, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2021, pode ser lido no link.

O documento da Casa de Leis também define o cronograma para a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2021. Haverá a realização de audiências públicas no dia 17 e 31 deste mês, sendo a última referente à apreciação das emendas. O prazo para a apresentação de emendas vence no dia 25, mesmo dia da primeira votação do projeto. A segunda discussão e votação está marcada para o dia 01º de setembro, e o prazo final para envio do projeto à sanção do Poder Executivo é 18 de setembro. Pastor Palamoni comentou a importância das emendas parlamentares ao projeto:

Elas podem ser tanto impositivas [que efetivamente destinam recursos da receita para a realização de ações e obras] quanto propositivas [sugestões ao Poder Executivo]. As impositivas são aquelas que a gente vem defendendo desde o início do nosso mandato. Trata-se de indicações que o vereador faz para entidades, como lares de idosos e creches. Essas emendas são de suma importância porque elas desafogam as finanças dessas associações, que realizam um trabalho muito sério e focado em nosso município.

Os Atos da Mesa nºs 12 e 13 podem ser conferidos na íntegra pelo link. Quanto ao Ato da Presidência nº 4, ele pode ser lido aqui.

(Comunicação Institucional Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.