PL que obriga Prefeitura divulgar cronograma de serviços de limpeza avança nas Comissões

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

08 de outubro de 2021

Imagem de capa da Notícia

PL que obriga Prefeitura divulgar cronograma de serviços de limpeza avança nas Comissões

As Comissões de Legislação, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento da Câmara Municipal apresentaram parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária nº 127/2021, de autoria do vereador Marcelo Tidy (DEM).

A matéria dispõe sobre a divulgação prévia, por meio da internet, do cronograma de serviços de coleta de lixo, coleta seletiva, pintura de guias, roçagem de mato em áreas verdes, e limpeza e conservação de praças.

“A falta de uma previsão de quando o serviço será efetuado prejudica demasiadamente o munícipe, que, diante de um problema, cobra um posicionamento efetivo do município, seja através dos canais de comunicação ou também dos vereadores”, justificou o parlamentar.

De acordo com a proposta, a Prefeitura será obrigada a divulgar com antecedência um breve descritivo das obras e serviços a serem realizados, assim como datas, horários e a localização exata de sua execução. Tidy argumentou ainda que a matéria permitirá a população fiscalizar a prestação dos serviços de maneira mais efetiva. 

O vereador Gilson Pelizaro (PT) sugeriu incluir no texto a disponibilização do trajeto realizado pelos varredores de rua, utilizando para isso o sinal de GPS, instalado nos carrinhos de varrição. Segundo o parlamentar, esta medida permitirá maior controle sobre a prestação dos serviços. 

O parecer das Comissões foi favorável, entretanto será apresentada uma emenda, deixando a cargo do Poder Executivo definir a periodicidade da divulgação do cronograma, pois, de acordo com o jurídico da Câmara, trata-se de ajuste legal para não intervir nas atribuições do prefeito. 

Também recebeu parecer favorável o Projeto de Resolução nº 24/2021, de autoria dos vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Daniel Bassi (PSDB), Donizete da Farmácia (DEM), Lindsay Cardoso (CID) e Zezinho Cabeleireiro (PP).

A propositura tem por finalidade acrescentar e modificar dispositivos contidos na Resolução nº 560/2016, que implantou o Regimento Interno da Câmara Municipal de Franca, com objetivo de corrigir incongruências jurídicas, promover maior sintonia com outros marcos regimentais e normas infraconstitucionais, além de avançar com o processo de modernização do Regimento Interno do Legislativo.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais FacebookYoutubeTwitter Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.