PL sobre uso obrigatório de cadeiras de rodas e acessibilidade não avança nas comissões da Câmara 

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

08 de outubro de 2021

Imagem de capa da Notícia

PL sobre uso obrigatório de cadeiras de rodas e acessibilidade não avança nas comissões da Câmara 

O Projeto de Lei Ordinária nº 130/2021, de autoria do vereador Zezinho Cabeleireiro (PP), recebeu parecer contrário na reunião conjunta realizada nesta manhã, entre a Comissão de Legislação, Justiça e Redação e a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal. 

A matéria dispõe sobre obrigatoriedade da disponibilização de cadeiras de rodas específicas para pessoas com obesidade, paralisia cerebral e tetraplegia nos hospitais e clínicas, públicos e particulares, ambulatórios, unidades básicas de saúde, unidades de pronto atendimento, ambulatório médico de especialidades e correlatos no âmbito do município de Franca. 

O projeto prevê ainda que os estabelecimentos deverão adaptar-se para o acesso e uso das cadeiras de rodas, através da instalação de rampas, elevadores e portas adequadas para o uso das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida.

Para isso, é previsto a concessão de um prazo de 120 (cento e vinte) dias para adequação, cabendo ao Poder Executivo fiscalizar se as medidas estão sendo implantadas, além de regulamentar a matéria no que houver necessidade: “Não se trata de privilegiar, mas conceder às pessoas especiais um tratamento especial”, esclareceu o vereador. 

Por se tratar de construção de uma política pública, competência privativa do Poder Executivo, o texto não teve parecer aprovado. As comissões oficiarão o autor do projeto para manifestação: “O projeto adentra, indevidamente, na esfera de atuação exclusiva do Poder Executivo, já que seu objeto é típico ato de administração ordinária, reservado exclusivamente ao Poder Executivo e imune da interferência do Poder Legislativo, nos termos dos arts. 2º e 84, II, III e VI, a, da Constituição Federal, e dos arts. 5º e 47, II, XIV e XIX, a, da Constituição Estadual”, esclarece o documento.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociais FacebookYoutubeTwitter Instagram. E também pela TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3

(Comunicação Institucional da Câmara)

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.