Tarifaço: Bassi defende reação diplomática para evitar demissões no setor calçadista

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

05 de agosto de 2025

Imagem de capa da Notícia

Também em urgência, foi aprovada de autoria do presidente da casa de leis vereador Daniel Bassi (PSD) a Moção de Apoio 11/2025 ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, pedindo intervenção urgente contra o recente aumento das tarifas de exportação de calçados brasileiros para os Estados Unidos.

Conhecida como "tarifaço", a medida entra em vigor nesta quarta-feira, 6 de agosto, e acendeu um sinal de alerta no setor produtivo da cidade. Segundo estimativas mencionadas no documento, até 8 mil postos de trabalho diretos podem ser extintos, o que representa uma perda social e econômica drástica para Franca e região.

A moção solicita ao Itamaraty que atue junto às autoridades americanas em defesa da indústria brasileira, buscando a reversão ou atenuação das novas tarifas via mediação diplomática e acordos bilaterais. Também pede ao Governo Federal e ao Governo do Estado de São Paulo a adoção de políticas públicas de desoneração, estímulo à exportação e modernização do setor.

O presidente da Casa, vereador Daniel Bassi (PSD), fez um alerta sobre os impactos que o aumento de tarifas pode causar à indústria calçadista da cidade.

“Só para entender a gravidade: amanhã começam as tarifas. Hoje, a tarifa é de 10% e vai passar para 50%. E 20% dos fabricantes já afirmam que vão perder competitividade e, naturalmente, perderão 100% dos pedidos, do dia para a noite”, alertou Bassi.

Segundo ele, caso nenhuma medida imediata seja tomada, o cenário pode se agravar rapidamente. “A partir de amanhã, se não houver uma atitude, teremos férias coletivas. Daqui 30 dias, demissões em massa em Franca”. Bassi ainda reforçou a urgência do tema: “É muito preocupante a situação que estamos vivendo. Essa é uma discussão que precisa ser feita todos os dias, todas as horas e com todos que pudermos envolver, para tentar manter em funcionamento essas fábricas e preservar os empregos. É uma questão pelo bem de Franca”.

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.