Conselho celebra os 35 anos do ECA e alerta sobre desafios para proteção de crianças e adolescentes

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

22 de julho de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na manhã desta terça-feira (22), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca (CMCDA), Christiane Gonçalves, ocupou a Tribuna durante a 29ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal para marcar os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Logo no início, Christiane agradeceu aos parlamentares e ressaltou a importância da data. “O ECA é uma verdadeira conquista para a sociedade brasileira. Ele afirma que crianças e adolescentes são sujeitos de direito e estabelece que é dever da família, do Estado e da sociedade garantir com absoluta prioridade o acesso à saúde, educação, cultura, proteção e dignidade.”

A presidente do CMCDA também destacou os avanços obtidos desde a criação do Estatuto. “Ao longo dessas três décadas e meia, o ECA orientou políticas públicas, inspirou legislações, fortaleceu redes de proteção que salvaram muitas infâncias.”

Ela alertou, no entanto, que ainda há muitos desafios pela frente: “São muitos, e muitos virão por aí. E estaremos prontos para isso. Por isso o CMCDA segue trabalhando firmemente, promovendo o diálogo entre governos e a sociedade civil, acompanhando, fomentando as políticas públicas e fiscalizando os recursos destinados a essa área por garantia de direitos.”

Durante a sessão, foram distribuídos exemplares do ECA aos vereadores. Christiane finalizou sua participação com um apelo: “Mais que um gesto simbólico, é um convite a todos nós. Que este Estatuto esteja sempre presente nas decisões desta Casa, guiando políticas públicas que respeitem e priorizem as nossas crianças e adolescentes.”

Manifestações parlamentares

O vereador Marcelo Tidy (MDB) parabenizou os representantes do Conselho e ressaltou a relevância do trabalho realizado: “Franca teve tantas políticas públicas voltadas ao cuidado das crianças e adolescentes, fruto da dedicação de vocês. Sabemos da luta de vocês. Continuem nessa batalha, estamos à disposição.”

A vereadora Andrea Silva (Republicanos) também destacou o papel fundamental dos profissionais que atuam na proteção da infância: “São 35 anos e direitos garantidos para nossas crianças e adolescentes, que estamos colocando em prática para proteger essas famílias que necessitam desse apoio.”

O vereador Gilson Pelizaro (PT) agradeceu a presença dos representantes do CMCDA e lembrou sua contribuição para a criação da Comissão Permanente dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Câmara: “Fico muito honrado por ter sido autor da resolução que criou a comissão na Câmara Municipal. Espero que um dia a gente não precise de um regramento de leis desse tamanho para garantir direitos. Que os direitos fossem garantidos apenas pela consciência das pessoas, mas, infelizmente, acho que o ser humano não vai evoluir a tal ponto.”

A vereadora Marília Martins (PSOL) parabenizou os conselheiros e apontou a necessidade de investimento por parte do poder público: “A cidade também tem que ter compromisso com as estruturas que protegem as nossas crianças. Cheguei a visitar uma das sedes dos conselhos, fiz reunião com algumas pessoas. Estamos cientes das condições dos prédios — não tem nem mesmo telefone para atender à demanda. Faltam carros, faltam dinâmicas de organização de escalas de trabalho e outras questões. Acho que a cidade tem que cuidar de quem cuida das crianças.”

Veja as fotos - CLIQUE AQUI 

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.