Pelizaro cobra modernização no transporte e critica atraso em obras de praças; 'não tem cabimento!'

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

27 de maio de 2025

Imagem de capa da Notícia

Temas relevantes foram abordados pelo vereador Gilson Pelizaro (PT) durante a 21ª Sessão Ordinária realizada na Casa de leis francana.

Transporte Público

Inicialmente tratou sobre o transporte público e a análise do projeto que autoriza o Poder Executivo abrir novo processo licitatório para concessão dos serviços.

Ele parabenizou propostas e sugestões apresentadas por alguns colegas parlamentares para melhorias nos serviços como, o uso de veículos mais confortáveis, veículos elétricos e entre outras sugestões. Pontos que inclusive não constam no estudo contratado pela Prefeitura com custo de R$ 1 milhão junto a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).

‘Não tem cabimento, estamos discutindo uma proposta do transporte coletivo de 20 anos e mais 5 anos, sem discutir modernidade. É discutir a mesmice!’ criticou o vereador.

O parlamentar fez comparativo ao processo da prestação de serviços para coleta de lixo ‘vai ser feita uma usina de compostagem de milhões de reais e a contrapartida da empresa para os milhões que vão ser investidos serão colocados em solo francano. Se um dia tiver rompimento de contratado, a empresa que colocou investimento na usina, nunca mais vai tirar, o que é diferente no transporte coletivo’

Pelizaro criticou o longo prazo previsto para o contrato ‘no transporte coletivo, o investimento tem rodas, se romper contrato com uma empresa dessa, o investimento sai rodando no outro dia. O investimento é da empresa e fica para empresa, não fica para o povo da cidade. Então, temos que discutir sobre o tempo de contrato’

O legislador lembrou que em outras discussões os prazos previstos para a prestação de serviços no transporte variavam entre 7 e 10 anos.

‘Temos mais essa semana para discutir com o jurídico da Casa o que a gente pode e o que não pode. Porque não vamos rasgar a Constituição, vamos fazer o que o vereador pode contribuir nesse processo’ reforçou.

CEAR Funcionalismo Público

O parlamentar destacou as ações da Comissão Especial de Assuntos Relevantes (CEAR) criada pela Câmara Municipal de Franca para acompanhar e fiscalizar as condições de trabalho do funcionalismo público municipal que iniciou o calendário de audiências públicas para ouvir os servidores.

O primeiro encontro voltado aos profissionais da saúde foi realizado nesta segunda-feira (26) e na próxima quarta-feira (28) serão ouvidos os trabalhadores da educação.

‘Ficou claro que vamos dar uma contribuição muito grande para a Administração Municipal e o que as vezes passa batido, sem conhecimento e não chega a denúncia a chefia porque servidor fica constrangido e com medo de fazer denúncia, ao contrário, de quando a gente visita o local de trabalho e que eles se sentem mais à vontade para falar as deficiências que tem e o que precisa ser feito’

Ele ainda mencionou as visitas feitas as unidades de saúde e prontos socorros ‘fiquei abismado com o que vi, porque parecem coisas pequenas e que quando se soma, dá uma coisa gigante quanto a qualidade de atendimento’. E complementou ‘foi muito boa a audiência que fizemos ontem, não só para a qualidade do trabalho dos servidores, mas também para qualidade de prestação de serviços para a cidade de Franca’

Veja as fotos - CLIQUE AQUI 

Obras atrasadas

Na infraestrutura, Pelizaro criticou fortemente o atraso em algumas obras em especial na Praça Barão ‘não tem cabimento rasgar dinheiro público dessa forma!’. E acrescentou ‘esse banco estava em perfeitas condições de uso! O fato de reformar uma praça não significa que tem que meter a marreta e derrubar tudo. Tem que fazer um estudo para otimizar os recursos públicos, utilizar os recursos da melhor forma’

‘A vida de quem frequenta o Centro da cidade está um transtorno, agora vai criar outro transtorno com a Praça Barão? Falta sensibilidade, hoje em dia com esses processos licitatórios o Poder Público fica refém das empresas. Várias obras inacabadas, não pode começar outra, principalmente com a questão de mobilidade e no Centro da cidade, então, precisa rever conceitos administrativos’ acrescentou.

Pelizaro finalizou ‘as coisas não são feitas assim, as pessoas precisam ser respeitadas, o direito de ir e vir, precisam ser respeitados. Arrebentar com a praça Barão sem sequer ter terminado a obra na Praça Nossa Senhora da Conceição, e as duas, são as vitrines que a cidade deveria apresentar aos nossos visitantes. Aí é brincadeira!’

Veja a fala do vereador na Tribuna - CLIQUE AQUI

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.