Câmara recebe representantes da Casa de Apoio Dom Pedro Luiz e discute ampliação da instituição

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

20 de maio de 2025

Imagem de capa da Notícia

Na manhã desta terça-feira, 20, o Padre Marco Antônio Gimenes Garcia, fundador da Casa de Apoio Dom Pedro Luiz, esteve na Câmara Municipal de Franca para apresentar o trabalho desenvolvido há 13 anos com dependentes químicos e pedir apoio dos vereadores para a ampliação da estrutura da entidade.

Atualmente, a casa possui capacidade para acolher 17 pessoas, com foco na ressocialização. “Eu comecei a ver necessidade de pessoas que concluíam o tratamento de dependência química e não tinham para onde ir, ou não era conveniente voltar de onde vieram”, disse o padre sobre o início dos trabalhos.

O pedido de apoio à Câmara tem o objetivo de ampliar o atendimento para até 40 pessoas. “É um trabalho muito personalizado, a gente acompanha cada um em particular, é uma obra de caridade e misericórdia”, explicou o religioso.

Durante a apresentação, Mariane Aparecida, assistente social da instituição, exibiu um vídeo com o projeto de ampliação da estrutura, que inclui dormitórios, administração, salão, sala de reuniões, refeitório e lavanderia. O orçamento estimado da obra é de R$ 2 milhões.  

“É uma obra muito grande, a gente tem um grande trabalho pela frente”, ressaltou. “Nós contamos com a colaboração de vocês para este projeto que é bem significativo para a cidade de Franca, pois a gente acolhe a demanda do uso a abuso de substâncias como também pessoas em situação de rua”.

Também participou da tribuna Emerson Costa, presidente da instituição, que destacou a urgência de ações voltadas à recuperação e reinserção social dessas pessoas. “Nós entendemos que é uma situação emergente, não dá para esperar mais, nós precisamos atuar com mais convicção, tirar essas pessoas das ruas, dar uma oportunidade de trabalho e ressocialização destas pessoas”. Ele reforçou ainda que o trabalho não deve ser exclusivo do poder público, mas de toda a sociedade.

Um dos momentos mais emocionantes da sessão foi o depoimento de Denis Antônio, um dos acolhidos e hoje recuperado pela Casa de Apoio: “Eu sou a prova viva disso. Hoje eu exerço um cargo de comando em uma grande empresa do varejo brasileiro, eu me casei e tenho um filho de 3 anos e meio. Eu passei por muita coisa (...) esse é um breve testemunho sobre a Casa na minha vida que deu certo”.

Vereadores

Diversos vereadores manifestaram apoio à causa. A vereadora Marília Martins (PSOL) afirmou: “Se a gente quer falar de resolver de fato um problema que é as pessoas em situação de rua, a gente precisa começar a dar oportunidades”.

Fransérgio Garcia (PL) destacou a criação da Frente Parlamentar para tratar da situação de pessoas em situação de rua: “É um dever nosso enquanto vereadores aqui, apoiar essa iniciativa, apoiar este projeto”.

O vereador Gilson Pelizaro (PT) parabenizou o trabalho da instituição e garantiu apoio financeiro: “Neste ano eu vou alocar emendas da minha parte para poder ajudá-los”.

Kaká (REP) reforçou as dificuldades do processo de reinserção social e também se dispôs a destinar recursos: “A reinserção social que é o mais difícil, porque é um choque térmico”.

O vereador Leandro O Patriota (PL) reiterou seu apoio à instituição e afirmou que trará experiências de outros municípios para colaborar com a proposta: “Eu tenho certeza que o projeto de vocês é um projeto que tem ajudado muitas pessoas, mas pode ajudar muito mais se tiver uma estrutura maior”.

Veja - CLIQUE AQUI

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.