Vereadores e deputados se unem contra proposta de privatização da Sabesp

Últimas atualizações sobre os acontecimentos do nosso município.

22 de setembro de 2023

Imagem de capa da Notícia

Os vereadores Ronaldo Carvalho (Cidadania) e Gilson Pelizaro (PT) que integram a Frente Parlamentar de Interesse Público para estudos e debates relacionados ao processo de privatização da Sabesp e seus impactos no saneamento básico do município acompanharam na tarde desta quinta-feira, 21 de setembro, os deputados estaduais Emídio Pereira de Souza (PT), Márcia Lia (PT) e Guilherme Cortez (PSOL) em visita a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Franca.

Os parlamentares conheceram a estrutura da Sabesp que tem no município 100% de tratamento de água, coleta e tratamento de esgotos.

Franca é considerada uma referência mundial no saneamento básico e a preocupação dos parlamentares é quanto aos impactos e prejuízos que a população pode sofrer com a proposta do Governo do Estado de São Paulo de privatização da companhia.

Após a visita, já no período da noite os deputados participaram de Audiência Pública no Plenário da Casa de Leis para debater sobre o tema.

O deputado Emídio Pereira de Souza (PT) é o presidente da Frente Parlamentar Estadual que debate a privatização da Sabesp. O encontro ainda contou com as participações de munícipes, lideranças políticas, funcionários da Sabesp e convidados.

Durante o debate foram apresentadas tanto argumentações contrárias à privatização da Sabesp, quanto manifestação favorável a iniciativa do Estado.

O vereador Ronaldo Carvalho (Cidadania) que presidiu os trabalhos analisou ‘todas as ações que temos feitos são orientativas porque as pessoas não têm noção do que é uma privatização! No caso do saneamento mexe diretamente com a população, com a saúde e políticas públicas’

‘É muito complicado tirar políticas públicas das mãos do Estado e passar para iniciativa privada. A gente entende e é até natural que na iniciativa privada visa o lucro! O mercado é isso! Mas o saneamento básico como direito do cidadão não dá para visar lucro, o social precisa ser a prioridade’ acrescentou.

O parlamentar lembrou sobre as ações que vem sendo desenvolvidas pelo Legislativo desde o esclarecimento com participação de especialistas, dados sobre modelos de privatizações que não deram certo em Manaus e Rio de Janeiro com os respectivos impactos à população, alinhamento dos trabalhos com a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e outras.

‘Tem um plebiscito que está sendo feito com urnas em várias cidades, inclusive Franca e na Capital, porque a gente precisa saber o que a população pensa sobre essa privatização. A população quer que a Sabesp seja privatizada?’ concluiu.

O vereador Gilson Pelizaro (PT) destacou que além dos questionamentos ao Estado, os parlamentares também vão cobrar posicionamentos da Prefeitura de Franca.

‘A Audiência atingiu os objetivos e nós vamos fazer alguns requerimentos com relação a participação do município nesse processo de privatização. Vamos cobrar do prefeito Alexandre Ferreira o seu posicionamento! Porque Franca vai ser afetada diretamente principalmente na qualidade de serviços e majoração de preços de tarifas’ comentou.

‘A privatização vai dificultar a vida de nosso povo e nós não queremos que isso aconteça’ concluiu.

Veja como foi – Audiência Pública Privatização Sabesp

Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia
Imagem da Notícia

Saiba mais sobre as informações da Câmara Municipal de Franca pelas redes sociaisFacebook ,Youtube ,Flickr ,Twitter e Instagram .

Assista a TV Câmara pelo canal aberto digital 6.3.